-
Objetivo
- Desejavam liberdade e igualdade entre as pessoas. Portanto, eram amplamente favoráveis à abolição dos privilégios sociais e da escravidão.
-
Conjuração Baiana:
Movimento que objetivava separar Bahia do Brasil e instaurar uma república que adequava aos princípios da Revolução Francesa e abolir a escravidão.Entretanto foi reprimida pelo governo.A ideia das revoltas separatistas é que apesar de forem reprimidas elas corroboraram para evidenciar a insatisfação da população pelo aparelho de estado no período colonial.
-
A questão aborda uma das famosas revoltas consideradas como "nativistas" de caráter emancipatório a chamada Conjuração Baiana. O texto de apoio ressalta suas influências relacionadas a Revolução Francesa. O enunciado busca a alternativa que traga um aspecto de diferenciação desta rebelião para outras.
A) Nem na Bahia nem na França nos momentos citados foi proposto o fim da propriedade.
B) O ideário liberal já circulava no Brasil e fundamentou a Inconfidência Mineira.
C) O movimento possuía ideias abolicionistas e republicanas com profundas alterações na ordem socioeconômica.
D) O movimento possuía caráter popular buscando a justiça social, fim do privilégios aristocráticos, tanto que ficou conhecido como a revolta dos alfaiates.
E) Para além dessas reivindicações que já demonstram o caráter popular, ainda defendiam a abolição da escravidão, a república e a emancipação da metrópole portuguesa o que diferencia este movimento de outros como a Inconfidência Mineira.
Gabarito do professor: E
-
Um adendo: a Conjuração Baiana, dentre as demais revoltas do período, era a única que visava fins abolicionistas. Os demais se voltavam mais aos interesses burgueses.
-
Letra E
A Conjuração Baiana foi um movimento politico popular. Tinha como objetivos separar a Bahia de Portugal, abolir a escravatura e atender às reivindicações das camadas pobres da população.
A Conjuração Baiana foi composta, em sua maioria, por escravizados, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como sapateiros, pedreiros, soldados, etc.