SóProvas


ID
2726155
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para os amigos pão, para os inimigos pau; aos amigos se faz justiça, aos inimigos aplica-se a lei.

LEAL, V N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa Omega.

Esse discurso, típico do contexto histórico da República Velha e usado por chefes políticos, expressa uma realidade caracterizada

Alternativas
Comentários
  • mando e desmando dos coroneis

  • Como se atualmente estivesse tudo ao bel-prazer do voto "democrático". Que nada, ainda há grupos oligárquicos que mandam e desmandam nesse Brasil.

  • os coronéis controlavam o voto de várias pessoas , o que originou o nome de " voto de cabresto "

  • "Mecanismos de assistencialismo e favorecimento", prática que lembra muito bem a do atual governo, que disse em campanha que viria para mudar o que estava posto, mas que não mudou, apenas garantiu aos seus o que antes era de outros! Não existe herói político! Muito menos um alguém do baixo clero que jamais fez algo positivo para a sociedade nos 30 longos anos que passou no Congresso Nacional, salvo o fato de se locupletar com o dinheiro dos contribuintes.

  • Gabarito: Letra C.

    Os coronéis não usavam apenas a repressão para controlar os eleitores. Também ofereciam benefícios. É o chamado clientelismo.

  • Felipe Loyola na verdade o assistencialismo é uma ação do governo junto às camadas sociais mais desfavorecidas. Exemplos na prática: bolsa-família, cotas, auxílios, concessão de créditos, programas de financiamento... sabemos qual o governo que mais aderiu a essa política de esmola.

  • No período da República Velha, o coronelismo foi o sistema de poder baseado na violência e manipulação de processos eleitorais. O texto de apoio trás frase que exemplifica as práticas do período e o enunciado busca alternativa que apresente corretamente a realidade do período. 

    A) Poderes locais na forma dos coronéis se projetavam sobre o ordenamento jurídico prevalecendo facilmente como descrito no texto.

    B) Controle político exercido por coronéis era uma realidade do período mas a estratégia de enfraquecer a burguesia urbana não se relaciona com a flexibilidade na aplicação das leis descrita no texto.


    C) Para além do mandonismo e assistencialismo, existia a manipulação do sistema jurídico na manutenção do voto aberto, das fraudes eleitorais gritantes e da violência generalizada que caracterizava o coronelismo. Alternativa correta.


    D) Os coronéis não são um grupo sem espaço, mas sim descendentes políticos de elites locais que lutam pela manutenção de seus privilégios desde as revoltas coloniais.  
    E) Os principais grupos aliados politicamente da época eram representantes dos partidos republicanos Paulista e Mineiro na chamada política do café com leite. 

     


    Gabarito do professor: C
  • Acho que a palavra assistencialismo pode causar dúvida. É pertinente afirmar que além da opressão, os coronéis prestavam assistência e favores a fim de persuadir eleitores a votarem no candidato escolhido pelos Estados de MG ou SP ( prática também conhecida como clientelismo)

  • Política do Bode com Açaí...