SóProvas


ID
2726167
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A solução militar da crise política gerada pela sucessão do presidente Washington Luis em 1929-1930 provoca profunda ruptura institucional no país. Deposto o presidente, o Governo Provisório (1930-1934) precisa administrar as diferenças entre as correntes políticas integrantes da composição vitoriosa, herdeira da Aliança Liberal.

LEMOS, R. A revolução constitucionalista de 1932. SILVA, R. M.; CACHAPUZ, P B.; LAMARÃO, S. (Org). Getúlio Vargas e seu tempo. Rio de Janeiro: BNDES.

No contexto histórico da crise da Primeira República, verifica-se uma divisão no movimento tenentista. A atuação dos integrantes do movimento liderados por Juarez Távora, os chamados “liberais” nos anos 1930, deve ser entendida como

Alternativas
Comentários
  • Com a Revolução de 1930, Washington Luís foi deposto e Getúlio Vargas ascendeu ao poder. O movimento tenentista contribuiu para consolidar tal ascensão e derrubar paulistas e mineiros que estavam à frente da política nacional até então (política do café com leite). Juarez Távora, uma das lideranças do movimento, aliou -se a Vargas, enquanto Luís Carlos Prestes, outra liderança, não apoiou a Revolução, enveredando para o Comunismo – o que mostra não haver homogeneidade no movimento tenentista. Os tenentistas que apoiaram Vargas assumiram posições de destaque na política, assumindo um compromisso político -institucional de manutenção das estruturas governamentais estabelecidas com a Revolução de 1930.

    fonte: http://simulado-x.blogspot.com/2016/06/enem-questao-q-0376.html
  • A questão aborda eventos políticos entre o final da década de 20 e final de 30 que caracterizam a enorme instabilidade política do período. O movimento Tenentista foi um dos protagonistas da revolução que depôs Washington Luís e levou Vargas ao poder. O texto de apoio aborda o referido movimento e ressalta suas divisões internas. 
    O enunciado traz a crise da Primeira República e a divisão do movimento tenentista buscando a alternativa correta sobre a atuação da corrente tenentista chamada de "Liberais" 


    Análise das alternativas:

    A) A deposição do presidente, ocorre justamente pela forças tenentistas liberais. 

    B) Por promoverem o movimento de derrubada do governo, muitos tenentes subiram de posto e chegaram ao poder, buscando as reformas que o movimento almejava desde o seu começo.

    C) O compromisso com o governo de Vargas veio do lado “liberal" que almejava um país nacionalista com projeto político de progressão em todos os campos sociais. Alternativa correta.

    D) O apoio dos ditos “liberais" é diferente dos ligados a Carlos Prestes, que, na busca por uma organização do movimento tenentista, se aproximou ideologicamente da causa socialista/comunista;

    E) O governo provisório, fruto da Revolução de 1930, era centralizador por essência e, mais tarde será na prática uma dos governos mais centralizadores da História republicana recente. 


    Gabarito do professor: C
  • Letra C

    Isso aconteceu no contexto da revolução de 1930 onde o então presidente Washinton Luís foi forçado a sair do cargo e Getúlio Vargas acabou assumindo no lugar dele. Esse fator também aconteceu graças ao movimento tenentista, que também tinha o foco em derrubar a politica do café com leite.

    Os liberais liderados por Juarez Távora estava apoiando o lado de Vargas, enquanto que a oposição liderada por Luís Carlos Prestes não estava do lado dele. Todas as pessoas que apoiaram Vargas e faziam parte dos tenentistas acabaram ganhando cargos importantes no meio da politica.

  • Conhecimento suficiente para acerta essa questão:

    Os tenentista eram liberais (progressista) eles queriam acabar com as atitudes de subjugação muito presentes na República Velha, então eram a favor do fim da República Velha e se juntaram com Getúlio Vargas, essa aliança dos tenentista e do povo brasileiro resultou na Revolução de 1930, onde Vargas da um golpe de Estado, marcando assim o fim da República Velha e dos ideais de subjugação deste período.