SóProvas


ID
2726188
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Eu não tenho hoje em dia muito orgulho do Tropicalismo. Foi sem dúvida um modo de arrombar a festa, mas arrombar a festa no Brasil é fácil. O Brasil é uma pequena sociedade colonial, muito mesquinha, muito fraca.

VELOSO, C. In: HOLLANDA, H. B.; GONÇALVES, M. A. Cultura e participação nos anos 60. São Paulo: Brasiliense, 1995 (adaptado)

O movimento tropicalista, consagrador de diversos músicos brasileiros, está relacionado historicamente

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida entre B e D, se alguém também ficou, vou explicar. Percebi que a D está incorreta porque o Tropicalismo começou com os movimentos estudantis dos anos 60 e não 70. Quanto as outras, C e E estão incorretas porque os tropicalistas queriam uma cultura mais brasileira, e na verdade não concordavam muito com a jovem guarda, que se inspiravam na musica americana. E a letra A tá errada porque a internet só foi inventada nos anos 80/90.

  • Graça, não é a letra D porque nessa alternativa está justamente o contrário do que foi o Tropicalismo: na alternativa diz que ele criticava costumes tradicionais, quando na verdade foi um movimento artístico que mesclava manifestações tradicionais do povo brasileiro com inovações estéticas.

  • A resposta lá na fonte do texto, "Cultura e participação nos anos 60". Daí, sabendo-se do contexto (Último ano de JK) você acerta.

  • A questão aborda a efervescência política e cultural dos anos de 1960, com o movimento Tropicalismo. O texto de apoio coloca o movimento como algo revolucionário, mas não necessariamente foi um grande feito extraordinário, aconteceu diante da resistência a essas marcas culturais fracas e colonialistas do Brasil, que são modificadas e assimiladas na nossa história em diversos momentos, de diversas formas diferentes.

    Já o enunciado busca elucidar a qual contexto histórico se liga o movimento.


    Análise das alternativas:

    A) Apesar de esse ter sido um momento de expansão das novas tecnologias de comunicação de massa no Brasil, essa difusão acontecia de forma mais lenta e focada nos maiores centros urbanos, voltada principalmente para os televisores e rádio num cenário de inexistência da rede mundial de computadores.
    B) Nesse contexto de pós-guerra, o desenvolvimento da Indústria Cultural foi se dando junto com os movimentos artísticos/políticos que já haviam se formado até então. Em seguida, ganham novas modificações diante das discussões políticas e estéticas dos anos de 1960. O próprio nome Tropicália surge de uma obra do artista Hélio Oiticica, com elementos considerados brasileiros. Alternativa correta. 
    C) A jovem guarda se destacava por seu caráter popular, perante a Bossa Nova mais conservadora e o tropicalismo iconoclasta. Desta forma, acaba por adotar esse lado rock e pop de grande apelo comercial e sistematicamente evita temas potencialmente problemáticos com o regime como críticas sociais e políticas mesmo que implícitas, além de não atentar contra a moral e os bons costumes.
    D) O movimento estudantil dedicava-se muito mais a crítica do autoritarismo político que ao tradicionalismo moral.
    E)  O tropicalismo foi influenciado por correntes internacionais como o rock e o concretismo, junto a elementos brasileiros como samba e baião. Por isso, recebia críticas do movimento musical da bossa nova que se creditava autenticamente nacional.


    Gabarito do professor: B
  • Letra B no gabarito

  • A questão aborda a efervescência política e cultural dos anos de 1960, com o movimento Tropicalismo. O texto de apoio coloca o movimento como algo revolucionário, mas não necessariamente foi um grande feito extraordinário, aconteceu diante da resistência a essas marcas culturais fracas e colonialistas do Brasil, que são modificadas e assimiladas na nossa história em diversos momentos, de diversas formas diferentes.

    Já o enunciado busca elucidar a qual contexto histórico se liga o movimento.

    Análise das alternativas:

    A) Apesar de esse ter sido um momento de expansão das novas tecnologias de comunicação de massa no Brasil, essa difusão acontecia de forma mais lenta e focada nos maiores centros urbanos, voltada principalmente para os televisores e rádio num cenário de inexistência da rede mundial de computadores.

    B) Nesse contexto de pós-guerra, o desenvolvimento da Indústria Cultural foi se dando junto com os movimentos artísticos/políticos que já haviam se formado até então. Em seguida, ganham novas modificações diante das discussões políticas e estéticas dos anos de 1960. O próprio nome Tropicália surge de uma obra do artista Hélio Oiticica, com elementos considerados brasileiros. Alternativa correta. 

    C) A jovem guarda se destacava por seu caráter popular, perante a Bossa Nova mais conservadora e o tropicalismo iconoclasta. Desta forma, acaba por adotar esse lado rock e pop de grande apelo comercial e sistematicamente evita temas potencialmente problemáticos com o regime como críticas sociais e políticas mesmo que implícitas, além de não atentar contra a moral e os bons costumes.

    D) O movimento estudantil dedicava-se muito mais a crítica do autoritarismo político que ao tradicionalismo moral.

    E) O tropicalismo foi influenciado por correntes internacionais como o rock e o concretismo, junto a elementos brasileiros como samba e baião. Por isso, recebia críticas do movimento musical da bossa nova que se creditava autenticamente nacional.

    Gabarito do professor: B

  • achei meio confuso mas sobre ele ter citado q o brasil é fraco sobre a questao da colonia. da pra vc matar essa questao gabaito B