SóProvas


ID
2726245
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Alguns fatores podem alterar a rapidez das reações químicas. A seguir destacam-se três exemplos no contexto da preparação e da conservação de alimentos:

1. A maioria dos produtos alimentícios se conserva por muito mais tempo quando submetidos à refrigeração. Esse procedimento diminui a rapidez das reações que contribuem para a degradação de certos alimentos.
2. Um procedimento muito comum utilizado em práticas de culinária é o corte dos alimentos para acelerar o seu cozimento, caso não se tenha uma panela de pressão.
3. Na preparação de iogurtes, adicionam-se ao leite bactérias produtoras de enzimas que aceleram as reações envolvendo açúcares e proteínas lácteas.

Com base no texto, quais são os fatores que influenciam a rapidez das transformações químicas relacionadas aos exemplos 1,2 e 3, respectivamente?

Alternativas
Comentários
  • 1.Os alimentos conservados em geladeira demoram mais pra se deteriorar, pois a temperatura é um dos fatores que aceleram uma reação química, dessa forma, em um ambiente com menor temperatura, a deterioração do alimento será amenizada.

    2.Ao fazer cortes no alimento, você aumenta a superfície de contato desse com o fornecimento de calor, o que facilita seu cozimento. Lembre-se que, em se tratando de sólidos, quanto maior a superfície de contato, mais rápida é a reação. Para líquidos, para uma reação mais rápida, devemos inserir mais reagentes na formação. Para gases, devemos alterar a pressão.

    3.Processo fermentativo. As bactérias e fungos são muito utilizadas nas industrias para a fermentação de alimentos que utilizamos no dia-a-dia. Essa fermentação se dá pelo processo de produção de enzimas.

    Letra C

  • velocidade das reações químicas é alterada principalmente por variações na superfície de contato, na concentração dos reagentes, na temperatura e pelo uso de catalisadores. A velocidade das reações químicas é uma área estudada pela Cinética Química.

  • Resposta C, pois:

    No 1, os alimentos na geladeira se mantem conservados pois a baixa temperatura diminui a velocidade da reação.

    No 2, ao cortar os alimentos a superfície de contato aumenta, aumentando a velocidade da reação.

    No 3, as bactérias agem como catalizadores, acelerando a reação.