-
Existe o caso de um bem em que, havendo redução de preços, a redução de consumo provocada pelo efeito renda negativo, em valor absoluto, é maior ou mais forte que o aumento de consumo provocado pelo efeito substituição negativo.
Esse é o bem de Giffen, um caso particular de bem inferior, e que contraria a lei da demanda (É A ÚNICA EXCEÇÃO À LEI DA DEMANDA).
-
Mas, a acertiva não falou que eram QUASE TODOS OS BENS INFERIORES? Para mim, deveria estar certa, não? Alguém tira a dúvida?
-
Bruno, o erro está em dizer que há predominância do efeito renda sobre o efeito substituição para quase todos os bens. Na verdade, essa predominância é exceção, só ocorre no caso dos bens de Giffen.
-
A questão misturou os conceitos de bem inferior e bem de giffen.
Para bens inferiores, regra geral, o efeito substituição prevalece sobre o efeito renda, o que decorre na inclinação negativa da curva de demanda. Porém, em se tratando do bem de Giffen (espécie de bem inferior), o efeito renda prevalece sobre o efeito substituição. Nesse caso, qto maior a renda, maior a demanda do bem de giffen (em que pese ele ser um bem inferior), o que é representado pela inclinação positiva da curva de demanda.
-
errado->
curva da DEMANDA preço do consumidor, quanto maior o preço o cliente diminui a quantidade vendida.CURVA DO CONSUMIDOR. (curva que desce para direita)
-
Para a questão ficar correta seria: "A predominância do efeito substituição sobre o efeito renda..."
-
A predominância do efeito renda (positivo) sobre o efeito substituição
(negativo) explica a inclinação negativa da curva de demanda para os bens de
Giffen, um tipo de bem inferior. Tal bem constitui a exceção à lei da demanda,
pois a inclinação da curva de demanda é positiva, à medida que o preço amenta,
o consumo aumenta. Todos os outros bens inferiores possuem inclinação negativa
na curva de demanda, à medida que o preço aumenta, o consumo diminui.
Gabarito: Errado.