SóProvas


ID
2726794
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Quando um esquema de relação R atende à seguinte condição: se toda vez que uma dependência funcional não trivial X ? A se mantiver em R, então X é uma superchave de R, ela se encontra na forma normal denominada

Alternativas
Comentários
  • Questão chatinha para pegar o candidato que está desatento...

     

    Podemos eliminar 2 alternativas, B e C:

     Visto que 2ª Forma normal está relacionada ao "atributo não primário em R que tem dependência funcional total da chave primária de R"

    e a 4ª Forma Normal está relacionada a Dependência multivalorada - DMV- (conceito: "Um esquema de relação está na 4FN se todas as DMVs são triviais ou para cada DM não-trivial A -> -> B, A é uma superchave em R").

     

    Agora que vem o pulo do gato:

    Como sabemos o processo de normalização é como subir uma escada, precisamos passar pelo 1º degrau(1 FN), depois para o 2º degrau(2 FN) e assim posteriormente....

    Ou seja, a cada subida de degrau o processo fica mais rígido, mais regras e restrições serão impostas. Porém para simplicar a 3 Forma Normal foi desenvolvida a FNBC (Boyce-codd), ou seja, estamos na 3ª Forma normal, porém com 'alguma coisa mais simples'

     

              Definição da 3ª Forma Normal:

    Um esquema de relação R está na 3FN se para cada dependência funcional X →A, X é uma superchave de R ou A é um atributo primário de R.

     

              Definição da Boyce-Codd:

    Um esquema de relação R está na FNBC se para cada dependência funcional X → A, X é uma superchave de R.

     

     

    Notaram a diferença? como a FNBC é 'mais simples' ela NÃO NECESSITA que A seja um atributo primário de R.

     

    PORTANTO  a 3ª FN e a FNBC são quase idênticas, exceto por:

    1) 3ª FN permite A primário – FNBC NÃO permite; 

    2) Se R está na FNBC, R está na 3ª FN ◦

    3) Se R está na 3ª FN, não necessariamente R está na FNBC

     

    Gabarito LETRA A

     

  • A terceira forma normal (3FN)

    "Uma relação está em 3FN se e somente se estiver na 2FN e nenhum atributo não-primo (isto é, que não seja membro de uma chave) for transitivamente dependente da chave primária."



    Definition of BCNF

    BCNF is considered to be the stronger than 3NF. The relation R to be in BCNF must be in 3NF. And wherever a non-trivial functional dependency A -> B holds in relation R, then A must be a superkey of relation R. As we know, Super key is a key which has a single attribute or set of attributes that determines, the entire attributes of a relation.