O nome oficial desse grupo revolucionário era Movimento de Libertação Nacional, popularmente conhecido como Tupamaros (de Tupac Amaru, o último imperador inca, assassinado pelos espanhóis em 1571). E, tendo sido fundado em 1963, concentrou quase toda a sua atividade em Montevidéu e seu entorno.
Os Tupamaros foram de longe a guerrilha urbana mais bem organizada, mais estruturada e mais eficaz do continente latino-americano. E isso porque em pequenas células de quatro ou cinco homens (muitas vezes recrutados no seio da própria classe média) chamados de ‘grupo de atiradores’, recebia-se a coordenação de um líder responsável pela precisão de operações pontuais e violentas. Valendo-se de assaltos a banco, a lojas de armas e a empresas privadas, os Tupamaros puderam reunir muitos recursos materiais e armamentos até o final da década de 60.
Não obstante, em termos gerais, no lugar do assassinato a figuras expressivas era pelo sequestro políticos a preferência dos Tupamaros, porque esta era uma maneira de demonstrar a impotência do governo. Dominando em plena rua importantes figuras políticas e diplomáticas, mantendo-as nas chamadas ‘prisões do povo’ (de localização aos órgãos policiais), lograva-se um grande efeito psicológico, pois para grande parte da população o sequestro de homens públicos associados a corrupção não mobilizavam tantos revezes quanto despertariam se estes fossem assassinados.
Contudo, no fim o Uruguai, outrora o mais tolerante e democrático país da América do Sul torna-se mais uma ditadura militar (1973).
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/1730/tupamaros+foram+guerrilha+mais+eficaz+da+america+do+sul.shtml
GAB-C
Os Tupamaros, no Uruguai.
Movimento de Liberação Nacional - Tupamaros (MLN-T), ou simplesmente Tupamaros, foi um grupo guerrilheiro marxista-leninista uruguaio de guerrilha urbana, que operou nas décadas de 1960 e 1970, antes e durante a ditadura civil-militar no Uruguai (1973-1985).
ABRAÇO PARA TODOS DA PMSP!!!