-
gabarito dessa questão?
-
-
alguém pode mandar um gabarito dessa questão por favor
-
Questão muito boa !!
Pouca gente sabe , mas não apenas JK como demais presidentes queriam se afastar dos grandes centros a fim de evitar a pressão popular e com isso , deve-se a interiorização da CAPITAL !
GAB : B
FORÇA E HONRA !
-
Gabarito B
ate hj o brasil deve devido o plano base de JK
-
a) A construção de Brasília era a principal meta de JK. Por isso, ficou conhecida inclusive como meta-síntese. ITEM INCORRETO.
b) ITEM CORRETO.
c) Na segunda metade do século XX, as principais montadoras automobilísticas ficaram sediadas no ABC paulista. ITEM INCORRETO.
d) O período citado foi caracterizado como de explosão da dívida externa brasileira. ITEM INCORRETO.
Resposta: B
-
LETRA B
Essa política do JK para estimular o crescimento industrial ficou conhecida como nacional desenvolvimentista, ela concentrava suas atenções em investimentos na área de energia e de transportes. Para isso, JK utilizou o capital estrangeiro permitindo a entrada de empresas multinacionais para o Brasil, como a montadora de automóveis, Volkswagen.
-
Eu discordo do gabarito. O financiamento de Braasilia veio por meio de emissao de moeda o que gerou uma brutal inflacao nos anos seguintes. Inclusive houve ate CPi para apurar esses gastos á epoca.
A CPI instituiu três subcomissões — de Juristas, de Engenheiros, e de Contadores — para assessorá-la nessas áreas.
A Subcomissão de Contadores — formada por Orlando Travancas, Hugo Brasil Cantanhede e Newton dos Santos Pinto (coord.) — apresentou 14 relatórios, o primeiro datado de 23 Mar. 1961 e o último de 18 Out. 1962.
Onze desses relatórios esmiúçam todo o investimento feito pelas “Caixas Econômicas Federais” do Rio de Janeiro e de São Paulo; Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap); Fundação da Casa Popular; Grupo de Trabalho de Brasília (GTB); Banco do Brasil; Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Estado (IPASE); e Institutos de Aposentadoria e Pensões dos Industriários (IAPI); dos Ferroviários e Empregados em Serviços Públicos (IAPFESP); dos Bancários (IAPB); dos Empregados em Transportes e Cargas (IAPETC); e dos Comerciários (IAPC) — até o custo por metro quadrado construído, passando por materiais, aluguel de máquinas, taxas de administração, mão de obra, encargos sociais, alojamentos provisórios, cantinas de obra e juros.