-
Questão CERTA
Balança de Rendas
• Salários e ordenados: pagamentos (despesas) a empregados não-residentes que prestam serviços no país e recebimentos (receitas) de empregados residentes que prestam serviços no resto do mundo.
• Renda de investimentos: remessas (despesas) de rendas de capitais estrangeiros e recebimentos (receitas) auferidas por capitais nacionais no resto do mundo. Subdivide-se em:
Renda de Investimento Direto
Renda de Investimento em Carteira
-
"No balanço de pagamentos brasileiro, os gastos com viagens internacionais dos brasileiros e os empréstimos concedidos pelo Banco Mundial são registrados, respectivamente, na balança de serviços e renda e na rubrica outros investimentos da conta financeira."
Segundo a assertiva, da-se a entender que consideram a "balança de rendas" e "balança de serviços" como se fossem uma coisa só. Entretanto, em "Contabilidade Social", de Carmem Feijó, a autora subdivide a conta corrente em quatro subcontas:
1.1 - Balanço comercial
1.2 - Balanço de serviços
1.3 - Balanço de rendas
1.4 - Transferências unilaterais de renda
Sendo:
balanço de serviços referente às receitas e pagamentos relativos a serviços e;
balanço de rendas relativo à remuneração dos fatores de produção (capital e trabalho).
Realmente, não entendi...
-
Alguém sabe se isso se mantém com o BPM6?
-
No atual balanço de pagamentos (bpm 6), empréstimos são contabilizados na conta FINANCEIRA, junto com amortizações, investimentos, etc.
-
Perfeito!
Ambos os registros estão corretos.
-
Perfeito!
Ambos os registros estão corretos.
Não confunda empréstimos pelo Banco Mundial com aqueles de regularização pelo FMI.
Resposta: C
-
Apenas se atentar que hoje, de acordo com o BPM6, é Balanço de Serviços apenas e não Balanço de Serviços e Renda como era chamado em 2011 (os dois eram contabilizados juntos). Já os empréstimos obtidos de organismos internacionais continuam na conta Outros Investimentos da Conta Financeira.