SóProvas


ID
2727397
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando as características das comunicações oficiais, assinale a alternativa correta.


I. Em se tratando de encaminhamento de documento solicitado, deve-se mencionar a referência do expediente por meio do qual foi realizada a solicitação de encaminhamento, a exemplo deste excerto: “Encaminhamos, em anexo, o Relatório circunstanciado de acessibilidade do Instituto Federal do Tocantins - IFTO -, em resposta ao ofício-circular n.º 34/2016/GAB/SETEC-MEC, de 9 de dezembro de 2016.”

II. O redator do documento oficial, a fim de tornar a mensagem mais rica de significados, pode se valer de figuras de linguagem.

III. Independente da formação escolar de seu destinatário, a comunicação oficial deve ser registrada em conformidade com a norma-padrão da língua.

IV. Caso o destinatário da comunicação oficial seja bacharel em Direito, não há oposição quanto ao uso de jargões jurídicos e de vocábulos de uso restrito à área de formação do destinatário.

V. É permitido ao signatário da comunicação oficial, em se tratando de chefe de setor, registrar em ofício ou memorando suas impressões pessoais a respeito do assunto tratado.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    I- CORRETO

     

    II - ERRADO. O redator do documento oficial, a fim de tornar a mensagem mais rica de significados, pode se valer de figuras de linguagem. O texto deve ser conciso ( evitar excessos, ser objetivo, economia lexical), simples e completo.

     

    III- CERTO

     

    IV - ERRADO. Caso o destinatário da comunicação oficial seja bacharel em Direito, não há oposição quanto ao uso de jargões jurídicos e de vocábulos de uso restrito à área de formação do destinatário. O texto deve ser entendido por TODOS. 

     

    V- ERRADO É permitido ao signatário da comunicação oficial, em se tratando de chefe de setor, registrar em ofício ou memorando suas impressões pessoais a respeito do assunto tratado. Não há espaço para colocar sua opinião, pois você está falando em nome da Administração Pública...princípio da Impessoalidade.

  • Pode-se concluir, então, que não existe propriamente um “padrão oficial de linguagem”; o que há é o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais. MRPR

     

    Alternativa III um tanto suspeita.

  • O que me gerou dúvida no item I foi a expressão "em anexo", não seria simplesmente "anexo" ?

  • Mesma dúvida do colega "Garrido Garrido".  No item I não seria simplesmente "anexo" ?

  • O item I eu nao considerei devido a palavra "anexo".

  • “Encaminhamos, em anexo, o Relatório circunstanciado..."

    Dica: ANEXO tem o mesmo valor de ANEXADO. Por isso, deve concordar com o substantivo a que se refere.

    Neste caso, o correto é: "seguem ANEXOS os documentos" ou "segue ANEXA a planilha" ou "o relatório solicitado está ANEXO." Por outro lado, a forma EM ANEXO é invariável e, assim, não vai flexionar em gênero (masculino e feminino) e nem em número (singular e plural).

    Então, você pode escrever: "Os documentos seguem EM ANEXO" ou "A planilha segue EM ANEXO"

  • GABARITO E.

    Apenas as alternativas I e III estão corretas.