SóProvas


ID
2727499
Banca
UNEMAT
Órgão
UNEMAT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A entrevista de encaminhamento é utilizada em diversos contextos, inclusive na área educacional/escolar e pode ser uma decorrência da entrevista diagnóstica, por exemplo, o encaminhamento para psicoterapia. Entretanto, também existem aquelas entrevistas de encaminhamento que decorrem de uma breve entrevista inicial, que funciona como uma triagem com a finalidade apenas de avaliar a demanda do indivíduo para que se possa propor o seguimento do atendimento. É bastante comum que isso ocorra, conforme Tavares (2000), em serviços de saúde pública. A entrevista de triagem e encaminhamento servirá especialmente para avaliar a gravidade da crise, se é necessário encaminhar para avaliação psiquiátrica imediatamente, para qual profissional encaminhar e assim por diante. Nesse sentido, um aluno, ao passar pelo processo de entrevista de triagem e ser encaminhado para um psicólogo clínico, levará um documento sobre si.

SANTOS, S. G. A entrevista em avaliação psicológica. Revista Especialize On-line. Goiânia – ed. Especial vol1 n.08. 2014. Acesso em: mar. 2018.

Conselho Federal de Psicologia. Regulamentação n.007/2003.


Considerando o modelo de encaminhamento proposto pelo psicólogo, em conjunto com a Resolução 007/2003 (Manual de Elaboração de Documentos Escritos), o documento a ser encaminhado para o psicólogo clinico será:

Alternativas
Comentários
  • A questão não é muito clara quanto à situação descrita, o que torna sua resolução um pouco complicada. Não se sabe ao certo quem está encaminhando o aluno, por exemplo. Caso seja o psicólogo escolar o mais apropriado seria o relatório psicológico, visto ser o documento, conforme a resolução citada no comando da questão, com a finalidade de “apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo da avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição".

    Tal interpretação para a resolução tornaria a questão com duas respostas possíveis, visto serem laudo e relatório sinônimos.

    A alternativa C, apresentada como certa, somente torna-se apropriada a partir da interpretação de que a triagem e encaminhamento estão sendo realizados por profissionais não psicólogos, sendo assim visto como um pedido de parecer, que de acordo com a mesma resolução, tem a finalidade de apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema", visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto"; prática mais comum de ser encontrada entre os vários serviços que compõem uma instituição de saúde (pedido de parecer da psiquiatria para a psicologia, por exemplo).

    GABARITO BANCA: C

    GABARITO PROFESSOR: D e E

  • questão focal (documento resumido)