TOPOLOGIA de redes convencionais (o que mais caem nas provas):
Ponto-a-ponto = União de dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer. Quando feita com o famoso cabo azul (redes Ethernet), tal cabo é denominado de cross-over. Pequena e limitada.
Barramento = Todos os computadores são ligados em um mesmo. Apenas uma máquina pode “escrever”. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um dispositivo transmitir um sinal, toda a rede fica ocupada (broadcast) e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão. Baixo custo, porém o acréscimo afeta diretamente.
·
Anel = Ele lembra de um círculo. Lida bem com o acréscimo de novos usuários na rede, sem impacto significativo na performance. Porém, a falha de um nó na rede, ou qualquer problema com o cabeamento, toda a rede fica fora do ar. Dificuldade no ponto de falha.
Estrela (hub-and-spoke) = Um concentrador como ponto central da rede. Se um parar, não afeta. Mas se todas pararem, então o problema está na central. GABARITO B
Árvore = Pode ser lembrada como uma árvore genealógica. Hierarquizada.
Full Meshed = Todos os dispositivos replicam informações a todos. A rede é altamente confiável e altamente redundante.
Erros me avisemm