-
A menos errada é a letra D, mas apresenta erros tb pois o atenciosamente é usado para autoridades de mesma hierarquia e hierarquias inferiores....enfim.... bola pra frente...
-
Letra A errada
O Padrão Ofício
Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando
Letra B Errada
– introdução, que se confunde com o parágrafo de abertura, na qual é apresentado o assunto que motiva a comunicação. Evite o uso das formas: "Tenho a honra de", "Tenho o prazer de", "Cumpre-me informar que", empregue a forma direta;
Letra C Errada
São 8 formas, desde (a) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede até h) identificação do signatário (v. 2.3. Identificação do Signatário).
Letra D correta
Fechos para Comunicações
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos para fecho que vinham sendo utilizados foram regulados pela Portaria no 1 do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o fito de simplificá-los e uniformizá-los, este Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:
a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
Respeitosamente,
b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
Atenciosamente,
-
a)errada.
-->Padrão Ofício:AMO
Aviso
Memorando
Ofício
b)errado,fere o princípio da impessoalidade!Servidor não deve se manisfestar e nem dá caráter pessoal e juízo de valor em comunicação oficial.
c) Padrão Ofício deve conter:
a) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede
b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita
c) assunto:
d) destinatário:
e) texto:
f) fecho
g) assinatura
h) identificação do signatário
gabarito: D
-
GAB: D
Lembrando que, além de autoridades de nível inferior, o fecho "atenciosamente" é usado por de igual hierarquia.
-
D
Memorando
é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Mensagem
É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.
Aviso e ofício
são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.
Padrão Ofício:AMO
Aviso
Memorando
Ofício
-
C) Texto para mero encaminhamento de documentos:
"Encaminho para exame e pronunciamento, a ________, a respeito de....."
FECHO
ASSINATURA DO AUTOR DA COMUNICAÇÃO
IDENTIFICAÇÃO DO SIGNATÁRIO
Exemplo: “Encaminhamos, em anexo, o Relatório circunstanciado de acessibilidade do Instituto Federal do Tocantins - IFTO -, em resposta ao ofício-circular n.º 34/2016/GAB/SETEC-MEC, de 9 de dezembro de 2016.”
-
Taiana Alves, na verdade ATENCIOSAMENTE é usado para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.