SóProvas


ID
2727727
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo

Entre as atribuições do jornalista está a de reconhecer entre tantos acontecimentos aquele com potencial de virar notícia. Considerando a informação apresentada, avalie as asserções a seguir.


I. Na produção da notícia, a definição da angulação relaciona-se à noticiabilidade.

II. No jornalismo, Fait divers são fatos comuns, corriqueiros, relacionados, sobretudo, com a Política e a economia.

III. A atualidade da notícia, a relevância do fato e o interesse público são exemplos de critérios de noticiabilidade.


Logo, a alternativa que contempla as afirmações plenamente CORRETAS é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • letra d

    Há muitas listas sobre atributos de notícias, mas geralmente elas incluem alguns ou todos os seguintes fatores: timing; proximidade; importância; impacto ou consequência; interesse; conflito ou controvérsia; sensacionalismo; proeminência; e novidade, estranheza ou raridade (Eberhard, 1982; Evensen, 1997; Hough, 1995; Itule e Anderson, 2007).

  • Faits divers - expressão que designa os assuntos não categorizáveis nas editorias tradicionais dos veículos (política, economia, internacional, desportos).

    São casos inexplicáveis e excepcionais.

  • Fait Divers - (pronuncia-se fé-divér; em francês, literalmente, "factos diversos") é uma expressão de jargão jornalístico e, por extensão, um conceito de teoria do jornalismo que designa os assuntos não categorizáveis nas editorias tradicionais dos veículos (política, economia, internacional, desportos). Tais excertos tornam-se noticiosos por apresentarem casos inexplicáveis e excepcionais.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Faits_divers

  • Angulação jornalística é a pauta/roteiro do texto, é o foco da matéria dado pelo repórter ou editor. É também o modelo de formação da mensagem, e o objetivo da mensagem a ser passada. 

  • GABARITO B No decorrer do desenvolvimento da atividade jornalística, os jornais de prestígio sempre deram maiores espaços para os acontecimentos de relevância pública, enquanto os assuntos voltados para o divertimento ficavam relegados a segundo plano. Entretanto, a imprensa popular, objetivando atingir o filão do público não contemplado pela mídia tradicional, privilegiou o entretenimento, explorando, especialmente, como conteúdo editorial, o chamado fait divers, termo introduzido por Roland Barthes, no livro Essais Critiques (1964), que significa fatos diversos que cobrem escândalos, curiosidades e bizarrices. Porém, segundo o francês, Ignácio Ramonet, nos dias atuais, devido ao sucesso do cinema e da televisão, o jornalismo tem passado por um novo paradigma editorial, impondo diferentes formas de seleção da notícia. “Agora, as informações devem ter três qualidades principais: serem fáceis, rápidas e divertidas." FONTE: www.portcom.intercom.org.br O poder do fait divers no jornalismo