SóProvas


ID
2727739
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Cremilda Medina (1995) conceitua entrevista como um meio cujo fim é o inter-relacionamento humano. A entrevista jornalística, em primeira instância, é uma técnica de obtenção de informações que recorre ao particular.


A autora cita a classificação de Edgar Morin para estabelecer as diferenças de cada um dos tipos de entrevistas. Dentre elas, as entrevistas rito e neoconfissões podem ser conceituadas, respectivamente, de acordo com as seguintes formas e temáticas com que são realizadas:

Alternativas
Comentários
  • Entrevista - O Diálogo Possivel (Cremilda Medina)

    Cap. 3 Pág. 14 e 15

     

    Edgar Morin, no entanto, enumera quatro tipos na sua classificação:

    1) A entrevista-rito. "Trata-se de obter uma palavra, que de resto não tem outra importância senão a de ser pronunciada hic et nunc".

    2) A entrevista anedótica

    3) A entrevista diálogo

    4) As neoconfissões. "Aqui, o entrevistador se apaga diante do entrevistado. Este não continua na superfície de si mesmo, mas efetua, deliberadamente ou não, o mergulho interior. Alcançamos aqui a entrevista em profundade da psicologia social (...)".

  • O formato das neoconfissões, na TV, é aquele em que a câmera se mantém em close só no entrevistado e somente ele possui microfone. Ou seja, o entrevistador, propositalmente, desaparece por completo.

  • Hic et nunc é uma expressão latina que significa literalmente "aqui e agora".