SóProvas


ID
272794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Os países desenvolvem diferentes indicadores econômicos tendo
em vista as especificidades setoriais ou mesmo os problemas
conjunturais, tais como inflação e desemprego, entre outros. Acerca
dos indicadores econômicos, julgue os itens subsecutivos. Nesse
sentido, considere que as siglas IGP, INPC e IPCA se referem,
respectivamente, índice geral de preços, índice nacional de preços
ao consumidor e índice nacional de preços ao consumidor amplo.

Em razão de suas metodologias de cálculo, o INPC é muito utilizado em dissídios trabalhistas, e o IGP, como indexador financeiro e para corrigir preços administrados.

Alternativas
Comentários
  • "Entre todos os indicadores existentes, os dois principais, amplamente utilizados pelo mercado, são o IPCA, divulgado pelo IBGE, e o IGP-M, de responsabilidade da FGV. O IPCA normalmente é utilizado para indicar o impacto da variação de preços no salário do trabalhador, sendo, assim, o índice utilizado para correção de salários e, também, para a atualização de ativos (Imposto de Renda, demonstrações financeiras das empresas). Já o IGPM, composto por 60% da variação de preços no atacado, 30% do varejo e 10% da construção civil, tradicionalmente é utilizado em contratos privados, sendo responsável, então, pela variação de preços como alimentos, vestuário, transporte, aluguéis, energia, entre outros."

    Fonte: 
    http://www.caieiraspress.com.br/economia.php?acao=ver&id=362
  • IPCA

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é calculado pelo IBGE e é considerado o índice oficial de inflação do país. O indicador serve de referência para o Banco Central decidir a taxa básica de juros (Selic) . O IPCA mede os preços de produtos e serviços cobrados das famílias com rendimentos mensais de 1 a 40 salários mínimos, + 400 itens pesquisados 

    INPC

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é usado como referência para reajustes de salários e também do salário mínimo, pois calcula a inflação para famílias com renda mais baixa.

    IGP-M

    O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) é calculado pelo Ibre/FGV e verifica os preços no atacado, para o produtor (60% de peso no índice), no varejo, para o consumidor (30%) e no setor de construção civil (10%).

    Ele é conhecido como a “inflação do aluguel”, pois é utilizado para correção da maioria dos contratos de locação no país.

  • Certo!

    É muito provável, inclusive, que a banca tenha extraído a questão da seguinte definição do Banco Central:

    Os diversos índices de preços foram construídos ao longo do tempo, com diferentes finalidades. O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) foi instituído para ser usado no reajuste de operações financeiras, especialmente as de longo prazo, e o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) para balizar o comportamento dos preços em geral da economia. O INPC é o índice balizador dos reajustes de salário, e o IPCA corrige os balanços e demonstrações financeiras trimestrais e semestrais das companhias abertas, além de ser o medidor oficial da inflação no país.

    De fato, o INPC é o índice mais utilizado em questões trabalhistas porque mede a variação de preços para quem está na faixa salarial de até cinco salários mínimos, que é a grande maioria dos trabalhadores brasileiros.

    Resposta: C