SóProvas


ID
272797
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Os países desenvolvem diferentes indicadores econômicos tendo
em vista as especificidades setoriais ou mesmo os problemas
conjunturais, tais como inflação e desemprego, entre outros. Acerca
dos indicadores econômicos, julgue os itens subsecutivos. Nesse
sentido, considere que as siglas IGP, INPC e IPCA se referem,
respectivamente, índice geral de preços, índice nacional de preços
ao consumidor e índice nacional de preços ao consumidor amplo.

Durante períodos com grandes depreciações cambiais — em que ocorre grande aumento do preço do dólar —, o IGP tende a superestimar os aumentos de preços no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Aumento de preços e Câmbio:  "É  amplamente  aceito  pela  melhor  doutrina  (e  pelas  bancas  de  concurso) que desvalorizações/depreciações da taxa de cambiais tendem a  aumentar  a  inflação.  Quando  a  moeda  nacional  é  desvalorizada,  os produtos importados ficam mais caros. Como tais produtos, em inúmeros casos,  são  insumos  de  fabricação  (o  petróleo  é  um  exemplo)  de  vários produtos nacionais, então, podemos dizer que a desvalorização cambial, ao  provocar  o  aumento  de  preços  dos  produtos  importados,  tende  a  aumentar também os preços internos, provocando inflação. (aumento dos preços)
  • O Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), criado em 1951, é responsável pelo levantamento de dados na Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o cálculo de índices de preços no país. Essa instituição faz a apuração do Índice Geral de Preços (IGP), do Índice de Preços por Atacado (IPA), do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e do Índice Nacional de Custos da Construção (INCC). O IPA tem a finalidade de medir o ritmo de evolução dos preços praticados em nível de comercialização atacadista. O IPC mede o movimento de preços de determinado conjunto de bens e serviços no último segmento de comercialização, ou seja, no mercado varejista. O INCC, com menor participação, afere a evolução dos custos de construções habitacionais.

    Em termos algébricos, o IGP-DI, para um mês ‘t’ qualquer, é o resultado da seguinte expressão: 

    No cálculo dos três índices componentes do IGP-DI (IPA, IPC e INCC) emprega-se a mesma fórmula básica, qualificada como “Laspeyres encadeada de base móvel”, expressa a seguir:


    Como no cálculo dos três índices componentes do IGP-DI (IPA, IPC e INCC) emprega-se a mesma fórmula básica, qualificada como “Laspeyres encadeada de base móvel” e o Índice de Laspeyres superestima a inflação, pode-se concluir que o IGP também irá superestimar.

    Fonte: 
    http://portalibre.fgv.br