SóProvas


ID
2728393
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A história de uma organização é necessariamente registrada em um livro obrigatório denominado livro diário. Nele, todos os fatos contábeis são registrados, por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico, com a aplicação do método das partidas dobradas, que se chama lançamento (ou partida) de diário. Com relação a esse tema, assinale a alternativa que apresenta os requisitos necessários para a validação de um lançamento contábil.

Alternativas
Comentários
  • A escrituração contábil deve conter no mínimo:

    a)a data do registro contábil;

    b)conta devedora;

    c)conta credora;

    d)histórico que represente a essência econômica da transação 

    e)valor do registro 

  • GABARITO :A

    Colegas a meu ver a letra B tambem esta correta.

    (so nao esta na ordem)

    se estiver errado,por favor me corrijam

    obrigado

  •  

    Data de realização da operação, conta a ser debitada, conta a ser creditada, histórico da operação e valor da operação em moeda nacional.
    Gab.: A

     

    P.S.: FLHANDER SILVA, também tinha pensado como vc mas a diferença está em data de realização da operação, pois eu posso hoje efetuar o lançamento de uma operação realizada ontem, por exemplo, o que interessa para o lançamento é a data na qual a operação foi realizada e não a do seu registro como afirma a alternativa B.

  • Resolução 1330 que aprova ITG 2000 – Escrituração Contábil.

    5. A escrituração contábil deve ser executada: (Intrínseca)

    a) em idioma e em moeda corrente nacionais;

    b) em forma contábil;

    c) em ordem cronológica de dia, mês e ano;

    d) com ausência de espaços em branco, entrelinhas, borrões, rasuras ou emendas; e

    e) com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contábeis.

    6. A escrituração em forma contábil de que trata o item 5 deve conter, no mínimo:

    a) data do registro contábil, ou seja, a data em que o fato contábil ocorreu;

    b) conta devedora;

    c) conta credora;

    d) histórico que represente a essência econômica da transação ou o código de histórico padronizado, neste caso baseado em tabela auxiliar inclusa em livro próprio;

    e) valor do registro contábil;

    f) informação que permita identificar, de forma unívoca, todos os registros que integram um mesmo lançamento contábil.

  • obrigado pela atenção amigo NEO CONT!

  • Gabarito: A

    a) Data de realização da operação, conta a ser debitada, conta a ser creditada, histórico da operação e valor da operação em moeda nacional. 

    b) Conta a ser debitada, conta a ser creditada, data de registro da operação (a data deve ser a data em que o fato aconteceu), histórico da operação e valor da operação em moeda nacional. 

    c) Conta a ser creditada, conta a ser debitada, histórico da operação, valor da operação em moeda nacional ou estrangeira (deve ser feita obrigatóriamente em moeda nacional) e data de referência de atualização de valores. 

    d) Histórico da operação, valor da operação em moeda nacional ou estrangeira (deve ser feita obrigatóriamente em moeda nacional), data de referência de atualização de valores e conta a ser creditada. 

    e) Valor da operação, data de realização da operação, duas contas a serem debitadas (aqui falta pelo menos uma conta a ser creditada) e histórico da operação.