SóProvas


ID
2729743
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Arquivos, Bibliotecas, Museus e Centros de Documentação têm como objetivo convergente tratar a informação e disponibilizá-la em benefício da sociedade. Para isso são aplicados procedimentos técnicos diferentes a materiais de distintas origens.
Porém, todos esses órgãos têm outros objetivos, além do de informar.

Um desses objetivos, que concerne predominantemente aos arquivos, é:

Alternativas
Comentários
  • Parece-me que a questão fica no valor secundário dos arquivos. Diante disso, está valor poder dividido em dois: informativo e probatório.
  • GUARDA PERMANENTE: VALOR HISTÓRICO, INFORMATIVO E PROBATÓRIO.

    ALTERNATIVA: C 

  • o objetivo final dos arquivos é constituir prova dos atos desenvolvidos nas instituições. 

  • A tríade da ciência da informação é formada pelos arquivos, bibliotecas e museus. Esses três guardiões da informação possuem como objetivo comum a disponibilização e o acesso à informação, cada um a sua maneira. Entretanto, estamos falando de áreas diferentes e, portanto, constituídas de características diferentes. Exemplo: a forma de entrada de documentos nos arquivos é por acumulação natural, enquanto que nas bibliotecas e museus, os livros e objetos são reunidos por coleção.

    A acumulação natural acontece quando os documentos são produzidos naturalmente, porque existe uma função a ser desempenhada na instituição. Essa função/atividade precisa estar registrada em algum suporte documental para que seja desenvolvida. É dessa forma que os documentos de arquivo são reunidos.

    Já a coleção ocorre a partir de critérios pré-definidos, podendo-se adquirir os objetivos a partir de compra, doação ou permuta.

    Diante do exposto, a questão quer saber qual item revela um objetivo que diz respeito somente aos arquivos.

    a) Os arquivos são constituídos para fins administrativos e não educacionais, como afirma o item. Ensinar é uma característica das informações biblioteconômicas e museológicas. Errada.

    b) Os arquivos são constituídos para fins administrativos e não instrucionais, como afirma o item. Instruir  é uma característica das informações biblioteconômicas e museológicas. Errada. 

    c) Os arquivos são constituídos para fins administrativos, para que instituições possam registrar as suas atividades em algum suporte documental, e dessa forma, possam se desenvolver ao provar os seus atos. A função de prova é inerente aos arquivos e somente a eles, pois se produz um documento para provar que algo aconteceu ou vai acontecer, para registrar uma informação. Nos museus e bibliotecas, o fim é cultural e não administrativo. Certa. 

    d) O entretenimento está ligado ao lazer. Nos arquivos, os documentos são produzidos para fins administrativos. Já nas bibliotecas e museus, que têm como função promover a cultura através de informação, temos a função de entretenimento. Errada.

    e) A diversão é uma característica essencialmente dos museus e bibliotecas, já que os documentos arquivísticos são produzidos para fins administrativos, e os biblioteconômicos e museológicos tem a função de entreter. Errada.

    Gabarito do Professor: C
  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Prof. Carlos Xavier

    Arquivos possuem fins ligados ao funcionamento da própria organização, sendo normalmente utilizados para fins de informação ou prova. 

    Como das possibilidades a única que se apresenta é a de prova, trata-se do gabarito. 

    ===

    PRA  AJUDAR:

    Q928653 ➜ Os arquivos são órgãos receptores, enquanto bibliotecas e museus são colecionadores. (CERTO)

    • R: De  fato,  arquivos  acumulam  documentos  naturalmente,  apenas  recebendo  os  documentos  que  foram produzidos organicamente. Bibliotecas e museus, por outro lado, colecionam documentos comprados ou recebidos. 

    ===

    Q928654 ➜ Em comum, arquivos, bibliotecas e museus possuem fontes geradoras únicas de documentos. (ERRADO)

    • R: Ao contrário: arquivos possuem fontes únicas (a própria organização, no exercício de suas atividades), mas bibliotecas e museus colecionam documentos de diferentes fontes. 

    ===

    Q756816 ➜ Os documentos textuais normalmente presentes nos arquivos são também encontrados nas bibliotecas. (ERRADO)

    • R: Os documentos textuais de arquivos são acumulações orgânicas. Os documentos de biblioteca são coleções de diferentes fontes. Assim, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. 

    ===

    Q935987 ➜ A existência de um sentido orgânico no arquivo é o que o distingue da biblioteca e do museu. (CERTO)

    • R: Arquivos são orgânicos e bibliotecas e museus são coleções. Por isso, na essência, a questão está correta (mesmo não apresentando todos os outros detalhes que diferenciam arquivos de bibliotecas e museus). 

    ===

    Q872323 ➜ Os objetos encontrados nos arquivos são de vários tipos, incluindo os tridimensionais, que servem para entretenimento. (ERRADO)

    • R: Nos  arquivos  encontramos  documentos  de  arquivo,  e  não  objetos  tridimensionais  (que  são  típicos  dos museus).  Além  disso,  os  documentos  de  arquivo  possuem  fins  de  informação  ou  prova funcional/administrativa, e não de entretenimento (também, típico dos museus). 

    ===

    Q842729 ➜ Arquivos, bibliotecas e museus têm em comum a missão de tornar acessível a informação contida nos respectivos acervos. (CERTO)

    • R: Os diferentes órgãos de documentação mencionados buscam tornar acessíveis as informações contidas nos seus diferentes acervos, sendo esta a essência do que os torna parecidos. 
    • Aparte disso, eles reúnem documentos diferentes e por modos diferentes. Enquanto bibliotecas e museus reúnem  documentos  por  coleção,  arquivos  reúnem  documentos  por  acumulação.  Museus  reúnem documentos de museu, bibliotecas possuem documentos de biblioteca e arquivos possuem documentos de arquivo. Além disso, a finalidade do arquivo é funcional e administrativa enquanto os museus e bibliotecas possuem finalidade cultural-científica. 

    ===

  • Finalidade DO ARQUIVO:

    servir à administração, constituindo-se, com o decorrer do tempo, em base para o conhecimento da história. ( PROVAR)

    GAB: C)