SóProvas


ID
2729767
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Salvador - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Vários agentes causam danos aos documentos. Entre os agentes externos temos a luminosidade e a poluição atmosférica, que são exemplos, respectivamente, de agentes:

Alternativas
Comentários
  • físicos e químicos. Gab e

  • Os elementos físicos são aqueles relacionados ao local em que os documentos se encontram armazenados. São os principais: umidade, temperatura e luminosidade.

     

    Dentre os elementos químicos que mais contribuem para a degradação do acervo, podemos destacar a poluição ambiental, a poeira, objetos metálicos e elementos com alto grau de acidez.

     

    Elementos biológicos: Com relação aos seres vivos capazes de provocar estragos aos documentos, podemos destacar vários tipos de insetos, microorganismos, ratos e, por fim, o próprio ser humano.

     

     

  • R.: Letra E. Os documentos são danificados por diversos fatores, que podem ser intrínsecos (internos) ou extrínsecos (externos).

    Os fatores internos são aqueles que se relacionam diretamente com a composição do papel. Ex.: a composição das fibras do papel, seu nível de acidez, a tinta utilizada, a acidez do papel, etc.

    Os fatores externos estão relacionados aos agentes físicos, biológicos e químicos (note que os agentes químicos também se relacionam com os fatores internos) que afetam os documentos. Ex.: radiação, luz, temperatura, umidade, elementos biológicos, o homem, etc.


    São exemplos de agentes físicos: luminosidade, temperatura e umidade.

    São exemplos de agentes químicos: poluição, acidez do papel, tintas, elementos metálicos, elásticos.

    São agentes biológicos: insetos, roedores, fungos e o homem.

  • a luminosidade é um agente físico e a poluição é um agente químico, pois é composta de diversos agentes diluídos no ar.

  • Existem diversos tipos de agentes que podem causar a degradação do suporte documental, que tem como consequência a perda da informação. Esses agentes podem ser considerados internos aos documentos ou externos. Alguns exemplos de agentes internos são o tipo de material do suporte, quais os tipos de fibras, se existem resíduos ou não no material, qual o tipo de tinta foi utilizada, se existem grampos ou outros objetos metálicos, ou seja, toda informação que estruture o suporte do documento. Já os agentes externos são aqueles que agem sob o documento, como a temperatura, a umidade, a poluição da atmosfera, insetos e o próprio manuseio inadequado.  

    Além da classificação interna e externa, os fatores de degradação podem ser classificados como físicos, químicos e biológicos. Outro agente de degradação importante é a atuação humana. 

    Os fatores físicos são aqueles que produzem um ambiente nocivo ao documento. Exemplo: temperatura, luz solar, luz artificial e umidade. 
    Os fatores químicos são aqueles compostos de partículas e gases danosos. Exemplo:  poluição atmosférica e seus componentes, como a poeira e a fuligem, além da própria acidez do papel em que as informações são registradas. 
    Os agentes biológicos são microorganismos vivos que promovem a deterioração do material, como fungos e bactérias, além de insetos e roedores. 

    A questão trata dos agentes de deterioração externos e cita a luminosidade e a poluição atmosférica como exemplo da classificação. Nesse sentido, o examinador quer saber em qual categoria de deterioração se encaixam a luminosidade e a poluição, respectivamente: físicos, químicos ou biológicos?

    A luminosidade é um fator de deterioração que promove um ambiente de armazenamento e acondicionamento nocivo ao documento. Quando a luz incide incessantemente no suporte documental, a radiação pode desbotar as informações e favorecer a quebra das fibras do material. Esse fator é um fator físico. 

    Já a poluição é um fator de degradação composto de partículas e gases que ao se combinarem através de reações químicas, proporcionam manchas, escurecimento do papel e enfraquecimento do material. Temos um fator químico.

    Dica: se for físico, pense no ambiente; se for químico, pense nos componentes; se for biológico, pense no ser vivo. 

    a) o correto seria físico e químico, e não químico e físico. Errada.
    b) O correto seria físico e químico, e não biológico e químico. Errada.
    c) O correto seria físico e químico, e não biológico e físico. Errada.
    d) O físico está correto, mas o segundo seria químico, e não biológico. Errada.
    e) A ordem correta é essa: luminosidade (físico) e poluição (químico). Certa.

    Fontes: 
    p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; text-align: justify; font: 12.0px 'Helvetica Neue'} Conarq (Brasil). Recomendações para a Construção de Arquivos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000.

    Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.




    Gabarito do Professor: E

    p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; text-align: justify; font: 12.0px 'Helvetica Neue'}