Os elementos físicos são aqueles relacionados ao local em que os documentos se encontram armazenados. São os principais: umidade, temperatura e luminosidade.
Dentre os elementos químicos que mais contribuem para a degradação do acervo, podemos destacar a poluição ambiental, a poeira, objetos metálicos e elementos com alto grau de acidez.
Elementos biológicos: Com relação aos seres vivos capazes de provocar estragos aos documentos, podemos destacar vários tipos de insetos, microorganismos, ratos e, por fim, o próprio ser humano.
R.: Letra E. Os documentos são danificados por diversos fatores, que podem ser intrínsecos (internos) ou extrínsecos (externos).
Os fatores internos são aqueles que se relacionam diretamente com a composição do papel. Ex.: a composição das fibras do papel, seu nível de acidez, a tinta utilizada, a acidez do papel, etc.
Os fatores externos estão relacionados aos agentes físicos, biológicos e químicos (note que os agentes químicos também se relacionam com os fatores internos) que afetam os documentos. Ex.: radiação, luz, temperatura, umidade, elementos biológicos, o homem, etc.
São exemplos de agentes físicos: luminosidade, temperatura e umidade.
São exemplos de agentes químicos: poluição, acidez do papel, tintas, elementos metálicos, elásticos.
São agentes biológicos: insetos, roedores, fungos e o homem.