-
Estruturas do pavimento que inflitram águas: camadas drenantes.
-
A água pluvial gera escoamento superficial ou se infiltra. A do lençol freático se movimenta ou acumula abaixo da superfície. Dessa forma, pode demandar três tipos de drenagem: superficial, subsuperficial (pavimento) e a subterrânea (profunda).
A drenagem superficial tem como objetivo interceptar e redirecionar o fluxo de água precipitada sobre a plataforma para uma área segura de deságüe. Os dispositivos mais utilizados nesses casos são as valetas de proteção (de cortes e aterros), sarjetas, meios-fios, descidas d'água, caixas coletoras e bueiros de greide, sendo esses pré-moldados ou moldados in loco. No projeto é fundamental avaliar a velocidade das águas, pois um fluxo intenso pode contribuir para a erosão do talude comprometendo a segurança e infra-estrutura do pavimento. A manutenção do sistema de drenagem superficial consiste no desentupimento, consertos, remendos e desobstrução de vertedouros.
A drenagem subsuperficial ou de pavimento consiste na retirada da água que se infiltra no revestimento até 1,5 m de profundidade, ou que venham do lençol freático ¿ abaixo do pavimento. Para isso, usam-se os colchões drenantes, drenos rasos longitudinais, drenos laterais de base e transversais.
a drenagem subterrânea ou profunda envolve técnicas rigorosas e, em geral, é executada nos taludes e nas proximidades dos acostamentos para controlar as águas subterrâneas, provenientes do lençol freático, a mais de 1,5 m de profundidade ou em locais onde a terraplenagem exponha o lençol freático. Contudo, é preciso analisar a permeabilidade do solo local. "O uso de drenos profundos é recomendado em todos os trechos que apresentem lençol freático alto ou sujeito à elevação", avalia Suzuki.
-
São drenagens do pavimento/subsuperficiais:
Camadas drenantes: abaixo do revestimento asfáltico ou de concreto;
Drenos rasos longitudinais: recebem águas drenadas pela camada drenante conduzindo para fora por drenos laterais e transversais;
Drenos laterais de base: quando a base tem baixa permeabilidade, usa-se para recolher a água filtrada pela camada drenante e encaminhar para fora do pavimento;
Drenos transversais: usado nos pontos côncavos do pavimento em toda a largura da plataforma, para bases permeáveis.
-
Drenagem do Pavimento
-camada drenante: camada de material granular, com granulometria apropriada colocada logo abaixo do revestimento, seja ele asfalto ou de concreto de cimento, com a finalidade de drenar as águas infiltradas para fora da pista de rolamento. Localiza-se entre o revestimento e a base.
-Drenos rasos longitudinais: são drenos que recebem as águas drenadas pela camada drenante, aliviadas pelos drenos laterais e transversais que recebem as águas por ele transportadas, quando atingida sua capacidade para fora da faixa estradal;
-Drenos laterais de base: são drenos que tem a função de recolher as águas que se infiltram na camada de base, sendo usualmente utilizados nas situações em que o material da base dos acostamentos apresenta baixa permeabilidade, encaminhando-as para fora da plataforma;
-Drenos transversais: são os drenos posicionados transversalmente à pista de rolamento em toda a largura da plataforma, sendo, usualmente, indicada sua localização nos pontos baixos das curvas côncavas, ou em outros locais onde se necessitar drenar as bases permeáveis.
Fonte: baseado no DNIT IPR 724/2006