SóProvas


ID
2730358
Banca
IBFC
Órgão
PM-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Brasil assiste ao aumento crescente e significativo da violência. A cada ano que passa, o número de mortes violentas aumenta. A taxa de feminicídios no Brasil é a quinta maior do mundo, segundo a Agência Brasil. São 4.473 homicídios dolosos em 2017, um aumento de 6,5% em relação a 2016. Com relação a definição de feminicídio, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Todo roubo seguido de morte de mulheres.
( ) Todo e qualquer assassinato de mulheres.
( ) Homicídio praticado contra a mulher pelo simples fato dela ser mulher.
( ) Todo homicídio com morte violenta.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Conceito de feminicídio:

    O feminicídio pode ser definido como uma qualificadora do crime de homicídio motivada pelo ódio contra as mulheres, caracterizado por circunstâncias específicas em que o pertencimento da mulher ao sexo feminino é central na prática do delito. Entre essas circunstâncias estão incluídos: os assassinatos em contexto de violência doméstica/familiar, e o menosprezo ou discriminação à condição de mulher. Os crimes que caracterizam a qualificadora do feminicídio reportam, no campo simbólico, a destruição da identidade da vítima e de sua condição de mulher. Também conhecido como “crime fétido”, vem a ser uma expressão que vai além da compreensão daquilo designado por misoginia, originando um ambiente de pavor na mulher, gerando o acossamento e sua morte. Compreendem as agressões físicas e da psique, tais como o espancamento, suplício, estupro, escravidão, perseguição sexual, mutilação genital, intervenções ginecológicas imotivadas, impedimento do aborto e da contracepção, esterilização forçada, e outros atos dolosos que geram morte da mulher. 

    A qualificadora do feminicídio não poderá ser provada por um “laudo pericial” ou exame cadavérico, porque nem sempre um assassinado de uma mulher será considerado “feminicídio”.

    Para ser configurada a qualificadora do feminicídio, a acusação (Ministério Público, assistente ou querelante, no caso de Júri privado) a prova deve ser incontestável de que o crime foi cometido contra a mulher, “por razões da condição de sexo feminino”.

    A própria Lei nº 13.104/2015 definiu objetivamente que “razões de gênero” ocorrem quando o crime envolve: a) violência doméstica e familiar; b) menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

    2. As espécies de feminicídio

    a) Feminicídio “intra lar”;

    Ocorre quando as circunstâncias fáticas indicam que um homem assassinou uma mulher em contexto de violência doméstica e familiar.

    b) Feminicídio homoafetivo

    Ocorre quando uma mulher mata a outra no contexto de violência doméstica e familiar.

    c) Feminicídio simbólico heterogêneo

    Ocorre quando um homem assassina uma mulher, motivado pelo menosprezo ou discriminação à condição de mulher, reportando-se, no campo simbólico, a destruição da identidade da vítima e de sua condição em pertencer ao sexo feminino.

     Feminicídio simbólico heterogêneo

    Ocorre quando um homem assassina uma mulher, motivado pelo menosprezo ou discriminação à condição de mulher, reportando-se, no campo simbólico, a destruição da identidade da vítima e de sua condição em pertencer ao sexo feminino.

    O STJ admitiu a aplicação da Lei Maria da Penha (11.340/06) numa agressão contra mulher praticada por outra mulher (relação entre mãe e filha). 

    Fonte: https://www.impetus.com.br/artigo/876/estudo-completo-do-feminicidio. acesso em 21 de julho de 2017.

  • Muito bom Aldo Souza, seu comentário,obrigada

  • Feminicídio é quando se mata simplesmente por ser mulher. LETRA D

  • GAB: D

    Todo roubo seguido de morte de mulheres. - Conceito de latrocínio, a vítima não precisar ser necessariamente mulher

    Todo e qualquer assassinato de mulheres. - Generalizar todos homicídios contra mulher atribuindo ao conceito de feminicídio é incorreto

    Homicídio praticado contra a mulher pelo simples fato dela ser mulher. - Correto.

    Todo homicídio com morte violenta. - Novamente generalizou toda morte violenta atribuindo ao conceito de feminicídio