SóProvas


ID
2730379
Banca
IBFC
Órgão
PM-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O último censo demográfico brasileiro foi realizado no ano de 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE). Em relação aos dados populacionais de Sergipe, com base no censo de 2010, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) A população do Sergipe foi contabilizada em 5.068.017 habitantes.
( ) O Sergipe é o menor estado em contingente populacional do Brasil.
( ) O Sertão Sergipano concentra as menores taxas de densidade populacional do estado.
( ) O Leste Sergipano concentra as maiores taxas de densidade populacional do estado.
( ) O município mais populoso do estado é a capital Aracaju.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • [FALSO] De acordo com o censo do IBGE de 2010, a população do estado de Sergipe foi contabilizada em 2.068.031. Em 2019, a população sergipana foi estimada pelo instituto em 2.298.696 pessoas, mas o resultado do próximo censo só sairá em 2021.

    [FALSO] Sergipe é o QUINTO estado com menor contingente populacional do Brasil. Os cinco primeiros são: 1 – Roraima; 2 - Amapá; 3 - Acre; 4 – Tocantins; 5 – Rondônia. Porém, é o estado menos populoso do Nordeste.

    [CORRETA] O Sertão Sergipano concentra as menores taxas de densidade populacional do estado.

    [CORRETA] O município mais populoso do estado é a capital Aracaju - possui 657 015 habitantes -, seguido por Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, São Cristóvão, Estância e Tobias Barreto.

    Observação importante sobre Aracaju: Segundo estimativas de 2013 da ONU, a capital sergipana, Aracaju, possui o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da Região Nordeste, registrando na pesquisa um IDH de 0,770. Apesar disso, o estado está em 23ª lugar em âmbito nacional, com um IDH de 0,702, considerado alto. Espera-se que dentro de alguns anos seja o primeiro do nordeste com uma cidade a entrar no grupo com IDH muito alto, categoria onde só estão inseridos até agora cidades das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.