SóProvas


ID
2730394
Banca
IBFC
Órgão
PM-SE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o processo de ocupação e formação territorial do estado do Sergipe no início da colonização do Brasil, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A - São Cristóvão foi fundada por Cristóvão de Barros em 1 de janeiro de 1590.

  • A alternativa A está errada em vários pontos: "A Capitania de Sergipe, localizada entre as prósperas capitanias de Pernambuco e Sergipe, foi doada para Francisco Pereira Coutinho em 1534, responsável pela fundação da cidade-forte de São Cristóvão".

    1 - A Capitania de Sergipe (Sergipe del Rey) não foi doada para Francisco Pereira Coutinho em 1534, uma vez que ainda nem existia nessa época (só foi criada em 1590, pelo rei de Portugal e Espanha (durante União Ibérica) Filipe II). Foi doada a Francisco Pereira Coutinho a Capitania da Baía de Todos os Santos.

    2 - Devido ao FRACASSO do sistema de capitanias, das quais só duas prosperavam (Pernambuco e São Vicente), a Coroa portuguesa comprou, em 1549, a capitania da Baía de Todos os Santos, incluindo a área de Sergipe - dos herdeiros do donatário, para sediar o governo-geral e nomeou Tomé de Souza como primeiro governador-geral da Colônia. É errado dizer que prosperaram as capitanias de "Pernambuco e Sergipe". Além disso, não tem lógica falar que a Capitania de Sergipe está localizada entre as capitanias de Pernambuco e Sergipe.

    3 - O responsável pela fundação da cidade de São Cristóvão, em 1590, foi Cristóvão de Barros, após ter conquistado Sergipe.