SóProvas


ID
273115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Julgue os itens de 37 a 50, acerca de temas da atualidade.

Atualmente identificada como o problema nutricional mais prevalente no mundo, a denominada fome oculta é a carência não explícita de nutrientes. Esse problema pode, sem o aparecimento de sintomas clínicos, desencadear doenças como o diabetes e o câncer, e está relacionada com uma dieta desbalanceada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo.

    Fome oculta  (Foto: shutterstock)
    Fome oculta é consequência da falta ou do baixo consumo de micronutrientes (vitaminas e minerais) (Foto: shutterstock)
    A fome oculta é um fenômeno pouco divulgado, mas, quando em estágio avançado, este problema silencioso deixa o organismo mais fraco e vulnerável a inflamações e infecções. A professora do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Andréa Ramalho é especialista no assunto e publicou o livro Fome Oculta - Diagnóstico, Tratamento e Prevenção (Editora Atheneu). Em entrevista ao Prêmio Jovem Cientista, Andréa explica o que é a fome oculta e quais são os desafios do diagnóstico e combate.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que uma em cada quatro pessoas no mundo tem fome oculta. O que é esse problema?
    A “fome oculta” é definida como uma carência não explícita de um ou mais micronutrientes, em que há alterações fisiológicas mínimas, não perceptíveis no exame clínico de rotina.  A “fome oculta” é uma consequência da falta ou do baixo consumo, sobretudo, de micronutrientes (vitaminas e minerais). É o estágio anterior ao surgimento dos sinais clínicos de carência e não está necessariamente associado a enfermidades claramente definidas, como as facilmente observadas na desnutrição.