A
No que se refere à autonomia do trabalho deve ser permitido ao profissional a realização de suas competências técnica e política nas dimensões do trabalho coletivo e individual e primar pelo respeito aos direitos, princípios e valores ético-políticos profissionais estabelecidos nas regulamentações profissionais.
B
Na elaboração conjunta dos documentos que embasam as atividades em equipe interdisciplinar, psicólogos e assistentes sociais devem registrar todas as informações que conseguiram captar dos usuários, pois assim estará garantindo a ética no trabalho.
C
O processo coletivo de trabalho nas políticas sociais, em particular na Assistência Social, está desvinculado das estruturas políticas macrossocietárias, porque a intervenção profissional se realiza como responsabilidade moral e individual dos trabalhadores.
D
Nos espaços institucionais de trabalho os profissionais devem distanciar-se de valores éticos e morais, ideologias, relações sociais e políticas, porque, assim, garantirão a neutralidade de qualquer posicionamento político e estimulará o protagonismo dos usuários.