SóProvas


ID
2732620
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - 2º Região (PE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A universalidade dos Direitos Humanos expressa-se por meio de Declarações, Tratados Internacionais, normas legais e regulamentos profissionais. Sendo assim, observe os conteúdos dos três documentos relacionados a seguir.

I Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, afirma-se que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade humana.
II Na Declaração de Durban de 2001, reafirma-se o princípio de igualdade e de não discriminação.
III O art. VI do Código de Ética Profissional do Psicólogo determina que o psicólogo colaborará na criação de condições que visem eliminar a opressão e a marginalização do ser humano.

Os documentos acima compõem os "Considerandos" da Resolução CFP n.°

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFP N.º 018/2002: Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial.

  • Fazer o candidato relacionar número de lei com assunto tratado não é útil e não mede conhecimento, quem acertar vai ser no chute. Ver esse tipo de questão em 2018 é um retrocesso.

  • Sem palavras...

  • RIDÍCULO!

  • 1/1999. - é a resolução sobre a diversidade sexual


    18/2002. preconceito e discriminação racial


    2/2003.Define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos


    2/2009 - adequar os termos da Resolução CFP nº 018/2008, que dispõe acerca do trabalho do psicólogo na avaliação psicológica para concessão de registro e/ou porte de arma de fogo,  (...) “Art. 5º - Aos psicólogos responsáveis pela avaliação psicológica fica vedado estabelecer qualquer vínculo com os Centros de Formação de Vigilantes, Empresas de Segurança Privada, Escolas de Formação ou outras empresas e instituições públicas que possa gerar conflitos de interesse em relação aos serviços prestados.


    11/2012.Regulamenta os serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância, o atendimento psicoterapêutico em caráter experimental e revoga a Resolução CFP N.º 12/2005 


  • RESOLUÇÃO CFP N.º 018/2002

     

    CONSIDERANDO a Declaração Universal dos Direitos Humanos, onde se lê: “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade humana” e a “Declaração de Durban”, adotada em 8 de setembro de 2001, que reafirma o princípio de igualdade e de não discriminação;

     

    CONSIDERANDO o artigo VI dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional dos Psicólogos:

    “Art. VI – O Psicólogo colaborará na criação de condições que visem a eliminar a opressão e a marginalização do ser humano.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B