-
Gabarito A
A - Certa, os livros contábeis são os livros nos quais a entidade registra a ocorrência de todos os fatos contábeis, sendo os mais conhecidos o Livro Diário, Livro Razão, Livro Caixa e Livro Contas Correntes, os mais importantes são o Diário e o Razão.
Livro Diário - Decorre da obrigatoriedade dos registros contábeis serem diários e agrupados em ordem cronológica. O Livro Diário é Obrigatório (exigido pela lei comercial), Cronológico e Principal.
Livro Razão - é facultativo pela lei comercial, porém é Obrigatório pelo RIR/99 para as entidades obrigadas ao Lucro Real ou Lucro Fiscal. O Livro Razão é principal e sistemático.
B - Errada, os livros são obrigatórios.
C - Errada, afirmativa tão errada que não sei nem o que comentar.
D - Errada, Elementos Essenciais do Lançamento: Local e Data, Contas Debitadas, Contas Creditadas, Histórico e Valor.
E - Errada conforme explicação da Letra A.
-
Esta eu errei!
Achei que a resposta fosse a alternativa E.
Quando a alternativa A afirma que o Livro Razão é obrigatório ela está generalizando, porque ele é obrigatório apenas às empresas tributadas com base no Lucro Real. E o LALUR também não é obrigatório a TODAS as empresas. O enunciado deveria ter detalhado um pouco mais sobre o que a questão pedia.
Me ajuda aí kkk
-
Acho que cabia recurso, pois a banca não especificou o tipo de empresa para a adoção do Razão. Somente empresas tributadas pelo Lucro Real deve ser obrigatório.
-
De acordo com a ITG 2000 (R1), temos:
9. Os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, em forma não digital, devem revestir-se de formalidades extrínsecas, tais como:
a) serem encadernados;
b) terem suas folhas numeradas sequencialmente;
c) conterem termo de abertura e de encerramento assinados pelo titular ou representante legal da entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade.
10. Os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, em forma digital, devem revestir-se de formalidades extrínsecas, tais como:
a) serem assinados digitalmente pela entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado;
b) quando exigível por legislação específica, serem autenticados no registro público ou entidade competente. (Alterada pela ITG 2000 (R1))
Gabarito: A.
-
A banca tomou com base a ITG 2000
-
questão extremamente mal elaborada!
-
Letra A – Certo.
Letra B – Errada. Diário e razão são livros obrigatórios.
Letra C- Errada. Não perderam a finalidade, apenas migraram para forma digital.
Letra D – Errada. Devem manter a forma contábil, afinal, é a mesma contabilidade, amas no formato digital.
Letra E – Errada. Lalur é livro fiscal do IR.
Resposta: A
-
Os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão, em forma não digital, devem revestir-se de formalidades extrínsecas, tais como:
a) serem encadernados;
b) terem suas folhas numeradas sequencialmente;
c) conterem termo de abertura e de encerramento assinados pelo titular ou representante legal da entidade e pelo profissional da contabilidade regularmente habilitado no Conselho Regional de Contabilidade.
Com isso, correta a alternativa A.
-
Em tese a letra A deveria estar errada, pois, em regra, o LIVRO RAZÃO é facultativo, sendo apenas obrigatório pelo Regulamento do Imposto de Renda. Como a questão não menciona o RIR...
-
A banca se baseou na ITG 2000:
" 10. Os livros contábeis obrigatórios, entre eles o Livro Diário e o Livro Razão(...)"
Gab A
-
o livro razão ser obrigatório somente para contribuintes do lucro real.
lei 8218/91 e lei 8383/91