SóProvas


ID
2733160
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No exame antropológico forense de uma ossada humana completa, correspondente a um indivíduo adulto, com finalidade de definir altura e sexo, os ossos mais indicados para essa análise são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O fêmur nos ajuda a identificar a idade aproximada do individuo, ja a pelve identifica o sexo, levando em conta que da mulher é mais rasa e larga devido a propria reprodução!     GABARITO "C"

  • “A pelve apresenta os caracteres mais palpáveis da diferenciação sexual. No homem, além de existir uma consistência óssea mais forte, com rugas de inserção mais pronunciadas, as dimensões verticais predominam sobre as horizontais; ao passo que, na mulher, dá-se o inverso: o diâmetro transversal supera a altura da bacia O ângulo sacrovertebral na mulher é mais fechado e saliente para diante que no homem” FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015.P.147 (...) “Foi constatado que os ossos fêmur e tíbia, respectivamente, são mais importantes nos cálculos para o estabelecimento da estatura, fato já citado nas pesquisas de Mendonça (1999)”. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, P. 170

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

  • Alternativa C

    O fêmur auxilia para determinação da altura do indivíduo, multiplicando-se o comprimento de um dos ossos longos por determinados números, utilizando para isso a tábua osteométrica de Broca.

    A tabela de Étienne-Rollet indica minuciosamente o comprimento dos ossos conforme estaturas.

    A pelve auxilia para determinação do sexo do indivíduo, é no exame da bacia que se obtém caracteres diferenciais importantes. A bacia feminina é mais frágil que a do homem e os diâmetros transversais são maiores. A grande e a pequena bacia são mais largas, o sacro é mais baixo e côncavo somente na sua metade inferior. O ângulo sacro vertebral é mais fechado o forame obturador é maior e triangular a o ângulo sub-pubiano mais amplo. A inclinação na sínfese vertical é menos pronunciada.

  • gB C - Foi constatado que os ossos do fêmur e tíbia, respectivamente, são mais importantes nos cálculos para o estabelecimento da estatura.

    No esqueleto a separação sexual se faz pela discriminação dos ossos, principalmente do crânio, mandíbula, tórax e da pelve

    As diferenças sexuais começam a se desenvolver no esqueleto antes mesmo do nascimento. A LARGURA DA CHANFRURA ISQUIÁTICA DA PELVE, a qual constitui um dos traços mais distintivos em adultos, AUMENTA MAIS RAPIDAMENTE EM MULHERES durante o CRESCIMENTO FETAL.

  • Crânio ---------- Sexo e Idade

    Fêmur ---------- Altura

    Pelve ----------- Sexo

  • LEANDRO LUCIO DE OLIVEIRA, SEU COMENTÁRIO INICIAL ESTÁ ERRADO. O FÊMUR SERVE PARA IDENTIFICAR A ALTURA E NÃO A IDADE!

  • Pelve = Sexo (pelve é a bacia/cintura)

    Crânio = Sexo e Idade

    Fêmur = Altura (maior osso do corpo humano)

  • (C)

    Análise de uma ossada humana pelo antropólogo forense, com a finalidade de identificação de um indivíduo

    Crânio ---------- Sexo e Idade

    Fêmur ---------- Altura

    Pelve ----------- Sexo

    Outra que ajuda a responder

    (VUNESP-PAPILOSCOPISTA-2014)Na análise de uma ossada humana pelo antropólogo forense, com a finalidade de identificação de um indivíduo, características do crânio poderão contribuir para predizer, principalmente, o(s) seguinte(s) parâmetro(s):

    Alternativas

    A)idade e altura.

    B)somente sexo.

    C)sexo e altura.

    D)somente idade.

    E)sexo e idade.

  • É possível identificar de várias formas, entretanto as principais são:

    >sexo: PELVE(BACIA)

    >Altura: Tamanho do Fêmur

    >Idade: Arca dentária (Nº de dentes e sua eclosão reflete a idade do individuo) Ou radiografia dos ossos(punho)

    >Raça: Forma do crânio, ângulo facial