SóProvas


ID
2733274
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Impressões digitais (cristas epidérmicas) têm sido usadas como um meio de identificação há mais de 2000 anos. Elas também foram extensivamente estudadas cientificamente por antropólogos e biólogos. No entanto, apesar de todo o conhecimento empírico e experimental, nenhuma explicação amplamente aceita para o desenvolvimento das cristas epidérmicas nos dedos, palmas das mãos e plantas dos pés ainda emergiu. [...].

(Kücken M, Newell AC. J Theor Biol. Fingerprintformation. 2005)

O momento em que se dá a completa formação das impressões digitais é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

  • "O local em que a derme e a epiderme se encontram é irregular pois elas se interpenetram formando ondulações denominadas papilas dérmicas. Onde a pele é mais espessa, como a palma das mãos e a sola dos pés, elas se tornam visíveis e possuem configurações distintas, peculiar a cada indivíduo. As papilas dérmicas são formadas por cristas papilares e sulcos interpapilares (fig. 14), e se formam entre seis e oito semanas antes do nascimento do indivíduo permanecendo imutáveis - ao olhos do perito papiloscópico - por toda a vida, até a putrefação".

    fonte: http://www.papiloscopia.com.br/estudo_das_papilas.html

  • Caso o candidato já soubesse que nem gêmeos univitelinos possuem a mesma impressão digital, pois as impressões digitais são decorrentes do contato do feto em uma determinada localidade na barriga da mãe com o líquido amniótico, já haveria condições de se responder a questão por exclusão. De forma mais precisa, a formação das impressões digitais seria em torno de 12 semanas até 17 semana de gestação. Por exclusão, letra A.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
  • O SISTEMA VUCETICH BASEIA -SE NA IMPRESSÃO DESSE DESENHO , CHAMADO IMPRESSÃO DIGITAL , QUE SE FORMA NO SEXTO MÊS DE VIDA INTRAUTERINA E SE MANTEM INALTERADO DURANTE TODA VIDA , INCLUSIVE APÓS A MORTE, ATÉ QUE VENHA A PUTREFAÇÃO.

    FONTE : NEUSA BITTAR

  • Alternativa A

    Existem três características importantes dos desenhos papilares:

    1) Perenidade porque esses desenhos que aparecem nas cristas papilares da polpa dos dedos, na palma da mão e na planta dos pés, surgem no 6º mês da gestação e se conservam por toda a vida e até depois da morte, só desaparecendo com a putrefação do corpo.

    2) Imutabilidade

    3) Variedade

  • O desenho digital se forma no sexto mês de vida intrauterina e se mantém inalterado durante toda a vida, inclusive após a morte, até que venha a putrefação. É possível até a identificação de um cadáver já em estado adiantado de putrefação, desde que se consiga recolher a impressão de um ou mais dedos, ou fragmentos de impressão

  • As impressões digitais guardam o mesmo desenho desde o sexto mês de vida intra-uterina até alguns dias após a morte, ocasião em que a putrefação destrói a pele.

    Fonte: MEDICINA LEGAL - TEXTO E ATLAS - HYGINO DE CARVALHO HERCULES.

  • HYGINO- IMUTABILIDADE – as impressões digitais guardam o mesmo desenho desde o sexto mês de vida intra-uterina até alguns dias após a morte.

  • O certo seria falar de desenho digital não de impressão.

  • (A)

    O sistema datiloscópico de Vucetich foi introduzido na medicina legal brasileira por volta de 1903, representando uma verdadeira mudança nos métodos de identificação, ante sua praticidade, simplicidade, eficiência e segurança nos resultados.

    A eficiência do sistema datiloscópico está intimamente ligada a três fundamentais características:

    a) Perenidade: os desenhos formados nas polpas dos dedos são formados no sexto mês de vida ultra-uterina e perduram até a destruição do ser humano.

    b) Imutabilidade: mesmo diante de queimaduras ou cortes, as cristas papilares não desaparecem, se regenerando sem apresentar qualquer mudança em sua forma.

    c) Variedade: o desenho da polpa dos dedos é diferente em cada ser humano. Até hoje não foram encontradas duas impressões idênticas.