SóProvas


ID
2733400
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com referência a modelos de gestão de projetos, julgue o item subsecutivo.


Fundamentada na teoria das restrições, a corrente crítica é uma metodologia de gestão de projetos baseada na criação e na administração de reservas (buffers) no cronograma de um projeto.

Alternativas
Comentários
  • PRINCE2 é um método de gestão de projeto que permite que você navegue através de todos os elementos essenciais para a execução bem sucedida de um projeto. É um metodologia flexível e destina-se a todos os tipos de projetos.

     

    FONTE Projeto Diário 

    Questão Certa

  • O PMBOK define o Método da Corrente Crítica da seguinte forma:

    A corrente Crítica:

    - É uma técnica de análise da renda de atividades que modifica o cronograma do projeto para levar em consideração a limitação do recurso.

    - Combina abordagens determinísticas e probabilísticas. 

    - adiciona atividades pulmão (buffer activies) ao cronograma.

     

    Correta a questão

  • A abordagem de Cadeia Crítica / Buffer Management utiliza os buffers visando adicionar tempo que proporcione segurança ao cronograma do projeto e garanta com grande probabilidade a conclusão do projeto.


    FONTE: http://www.pmknowledgecenter.com/category/project-management-tags/buffer-management

  • GABARITO CERTA

     

    O método da corrente crítica (CCM) é um método de cronograma que permite que a equipe do projeto crie buffers (reservas) ao longo de qualquer caminho do cronograma para levar em consideração recursos limitados e incertezas do projeto.

     

     Ele é desenvolvido a partir da abordagem (probabilística e determinística) e do método de caminho crítico e considera os efeitos da alocação de recursos, otimização de recursos, nivelamento de recursos, e incertezas na duração de qualquer atividade do caminho crítico determinados usando o método de caminho crítico. Para isso, o método da corrente crítica introduz o conceito de buffers e gerenciamento de buffers.

     

     O caminho crítico restrito por recursos é conhecido como corrente crítica.  Permite que a equipe do projeto crie pulmões (reservas) ao longo de qualquer caminho do cronograma para levar em consideração eventuais recursos limitados e incertezas do projeto. 

     

    PMBOK 6 Edição

  • Ano: 2016 Banca: IESES Órgão: BAHIAGÁS Prova: Analista de Processos Organizacionais - Tecnologia da Informação - Infraestrutura

    Uma das ferramentas e técnicas utilizadas no desenvolvimento do cronograma de um projeto permite que a equipe crie buffers (reservas) ao longo de qualquer caminho do cronograma para levar em consideração recursos limitados e incertezas. Como é conhecido este método? 

     a) Método de Compressão do Cronograma. 

     b) Método do Gráfico de Gantt

     c) Método da Corrente Crítica. 

     d) Método do Nivelamento de Recursos. 

     e) Método do Caminho Crítico. 

  • Gab. C

     

    A Corrente Crítica sustenta-se nas premissas e conceitos da Teoria das Restrições e, conforme Silva (2010), apresenta-se como uma alternativa à utilização do Caminho Crítico.

    Uma das suas contribuições consiste no reconhecimento de que a duração de um projeto não está unicamente atrelada à rede de tarefas, mas também na associação com a disponibilidade dos recursos associados.

    Ao admitir que o projeto (não as atividades) necessite de proteção quanto às incertezas, Goldratt informa que a proteção (pulmão) deve ser alocada no final da Corrente Crítica, sendo que sua duração (do pulmão) deverá ser a metade da duração da Corrente Crítica.

     

    http://www.scielo.br/pdf/gp/v19n1/a01v19n1.pdf

  • 2016

    Uma das ferramentas e técnicas utilizadas no desenvolvimento do cronograma de um projeto permite que a equipe crie buffers (reservas) ao longo de qualquer caminho do cronograma para levar em consideração recursos limitados e incertezas. Como é conhecido este método?

     a) Método de Compressão do Cronograma.

     b) Método do Gráfico de Gantt

     c) Método da Corrente Crítica.

     d) Método do Nivelamento de Recursos.

     e) Método do Caminho Crítico.

     

  • Método da corrente crítica
    O método da corrente crítica (CCM) é um método de cronograma que permite que a equipe do projeto crie
    buffers (reservas) ao longo de qualquer caminho do cronograma
    para levar em consideração recursos limitados
    e incertezas do projeto.

    Fonte: PMBOK 5ED

    Minha dica pra quem quer passar em concurso que tenha gestão de projetos, compre o PMBOK 5ED, o CESPE TIRA TUDO DELE, ou me mande um e-mail rmonteverde70@gmail.com que envio um original em pdf.

  • "Proposta pelo físico israelense Eliyahu Goldratt, a corrente crítica é aplicação direta da teoria das restrições. A restrição de um sistema pode ser considerada como qualquer coisa que impeça o sistema de atingir um desempenho superior. A teoria afirma que a inserção de uma proteção ou buffer no projeto o protege com menos esforço e mais qualidade se comparado a inserção de proteções individuais em cada uma das atividades, uma vez que o objetivo do projeto não é concluir uma atividade específica no prazo e custo, mas concluir o projeto como um todo no prazo e custo especificado."

    Fonte: http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/746

  • Para o colega que pediu e demais interessados...

    Link para download do PMBOK

     

    6a Edição:

    https://mega.nz/#!GdVmGDTA!MNaxz0wauWHbmnHIXNsuyBBTFHIsWHwgQZjGJX1Q2Uw

     

    5a Edição:

    https://onedrive.live.com/?authkey=%21ACKA--2kWKOP0QI&cid=F35DDEC7817F7405&id=F35DDEC7817F7405%21111&parId=root&o=OneUp

  • Gab: CERTO

    O Método da Corrente Crítica (CCM) é um método de cronograma que permite que a equipe do projeto crie buffers (reservas) ao longo de qualquer caminho do cronograma para levar em consideração recursos limitados e incertezas do projeto. Ele é desenvolvido a partir da abordagem do método de caminho crítico.

    PMBOCK 5° Ed. pág. 178.

    Erros, mandem mensagem :)