SóProvas


ID
2733532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

    Uma adolescente de dezessete anos de idade foi levada pelo avô a um serviço hospitalar após ele tê-la encontrado caída no quarto da residência onde moram. Segundo o avô, sua neta respondia minimamente aos comandos (não abria os olhos, não respondia a comandos verbais; apenas gemia após muita insistência). Constatou-se que ela estava gravemente sintomática, com alterações significativas nos sinais vitais e oximetria de pulso de 88% ao ar ambiente. Os exames do sistema nervoso e do abdome estavam alterados, com responsividade apenas aos estímulos dolorosos, além de alteração pupilar e de ruídos hidroaéreos. Constatou-se overdose com medicação opiácea (morfina).


Considerando o caso clínico apresentado, julgue o item seguinte.

A abordagem clínica inicial recomendada à paciente desse caso inclui descontaminação com uso de carvão ativado.

Alternativas
Comentários
  • COMPLEMENTANDO:

    http://www.saudedireta.com.br/docsupload/1334795987Protocolos%20DF_Intox.pdf

  • ERRADO

     

    MANEJO CLÍNICO EM OVERDOSE 

     

    Estabilização do paciente, Controlar vias aéreas e sinais vitais, Manter acesso endovenoso, Prevenir aspiração, Entubação/respirador, Tratar hipotensão e arritmia.

    Já na unidade de internação hospitalar:

    Pressão positiva de oxigênio (se edema pulmonar)

    Coma: Naloxone 0,4mg (1 ml) endovenoso. Dobrar a dose 15/15 minutos até resposta ou, no máximo, 3 doses. Manutenção: 4mg de Naloxone/litro de SG 5%,100 ml/h em 24-72 horas.

    Monitorar até 72 horas

     

    FONTE: http://www.sbmfc.org.br/media/file/diretrizes/03abuso_e_dependencia_de_opioides.pdf

  • Suporte ABC e Naloxona
  • Nesse caso se usa NALOXONA, que é um antagonista dos opioides, usada em casos de overdose para evitar a Depressão Respiratótia fatal.

  • Cloridrato de naloxona é antagonista opioide de curta ação que reverte completa ou parcialmente os efeitos dos opioides.

    O uso de carvão ativado e lavagem gástrica são indicados em raras vezes no tratamento da intoxicação por opioides, em razão de riscos de aspiração especialmente associado ao rebaixamento de consciência desse paciente.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre overdose com medicação opiácea (morfina).

    A abordagem clínica inicial recomendada à paciente desse caso inclui descontaminação com uso de naloxona, o antídoto é um antagonista do receptor opioide  que reverte todos os sinais de intoxicação.

    Em caso de overdose de drogas ou envenenamento, é indicado o uso de carvão ativado.

    Resposta do Professor: Errado.