- 
                                Choque anafilático: é causado por uma reação alérgica extrema á algo, como um medicamento, um alimento, ao latéx ou até mesmo à picada de insetos. Só ocorre se a pessoa já tiver tido contato prévio com o antígeno. Esse choque é desencadeado por uma reação antígeno- anticorpo sistêmica. Geralmente tratado com adrenalina.   http://www.enfermeiroaprendiz.com.br/tudo-sobre-choque-em-8-minutos/ 
- 
                                Em caso de anafilaxia, que é uma reação sistemica grave , aguda e também fatal, desencadeada por mecanismos de hipersensibilidade.Nessas situações o uso da adrenalina  deve ser o mais rápido possível,pois a adrenalina pode fazer a diferença entre viver ou não após uma crise de anafilaxia.  
- 
                                A anafilaxia é definida como uma reação multissistêmica grave de início agudo e potencialmente fatal, em que alguns ou todos os seguintes sinais e sintomas podem estar presentes: urticária, angioedema, comprometimento respiratório e gastrintestinal e/ou hipotensão arterial. 
Três aspectos são fundamentais no tratamento da anafilaxia: administração rápida de adrenalina, decúbito dorsaç com membros inferiores elevados e manutanção da adequada volemia. 
 
 O efeito β-adrenérgico da adrenalina reverte a vasodilatação periférica, diminui o edema da mucosa, a obstrução das vias aéreas superiores, bem como a hipotensão, além de reduzir os sintomas de urticária / angioedema.
 
 
 Gabarito do Professor: CERTO
 
 
 Bibliografia
 
 Sarinho ECS, et al. Guia Prático de Atualização, Departamento de Alergia: Anafilaxia. Sociedade Brasileira de Pediatria. Outubro, 2016.