- 
                                Úlcera Arterial  É produzida pela desnutrição cutânea devido a uma insuficiência arterial que tem como resultado a isquemia. Características  ►MMII frios e escuros  ►Palidez  ►Ausência de estase  ►Retardo no retorno da cor após a elevação do membro  ►Pele atrófica, perda de pêlo  ►Diminuição ou ausência das pulsações das artérias do pé  ►Dor severa aumentada com a elevação das pernas  ►Bordas cortadas a pique, irregular  ►Localizada nos tornozelos, maléolos e extremidades digitais   Prevenção e tratamento  ►Elevação da cabeceira da cama em 20cm.  ►Proteção contra traumatismos  ►Evitar ou recuperar atrofias musculares.  ►Cuidado com paroníquias e unha encravada  ►Pesquisar e tratar as micoses superficiais  ►Reduzir e controlar de triglicérides e colesterol  ►Controlar a HAS e o DM  ►Reduzir o uso de cafeína e tabaco  ►Hidratar a pele  ►Curativos adequados   http://www.saude.campinas.sp.gov.br/enfermagem/Sistematizacao_assist_enfermagem_trat_feridas_2006.pdf 
- 
                                ERRADO   Tratamento Na presença de um indivíduo com úlcera arterial, este deve ser referenciado para a cirurgia vascular para ser avaliado e eventualmente realizar-se uma re-vascularização por angioplastia ou cirurgia por bypass. É ainda prioritário o controlo sintomático, particularmente no que e respeita à dor. O desbridamento pode estar contra indicado mas deve-se recorrer ao material de penso de acordo com os princípios locais de tratamento de úlceras. Por último é importante trabalhar os factores de risco associados, como a hipertensão, diabetes e hiperlipidémia. Os indivíduos com doença arterial não estão indicados para a terapia compressiva.   FONTE: http://sociedadeferidas.pt/documentos/portalegre/Ulcera%20de%20Perna-tratamento%20baseado%20na%20evidencia-Katia%20Furtado.pdf 
- 
                                fiz uma prova caiu essa questao... coloquei errado. e para minha professora a resposta era CERTO.... alguem me esclarece se esse gabarito esta errado? 
- 
                                
	O tecido necrótico varia de coloração, desde a cor preta, cinza, esbranquiçada, marrom, até a esverdeada e preta. Corresponde ao tecido morto, desidratado, podendo estar presente também o pus e o material fibroso, que favorecem a multiplicação de microrganismos. A crosta é um tipo de tecido desvitalizado, devido a sua exposição ao ar, ocasionado pelo ressecamento e desidratação celular. 
	
 
 
 
	A úlcera arterial é produzida pela desnutrição cutânea devido a uma insuficiência arterial que tem como resultado a isquemia, caracterizando-se clinicamente por extremidade fria e escura e não deve ser realizado desbridamento instrumental nas úlceras arteriais, ou seja, não pode ser realizado o desbridamento mecânico. 
	
 
 
 
 
	Gabarito do Professor: ERRRADO 
	
 
 
 
 
	Bibliografia 
 
 
 
 
	
	Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de condutas para úlceras neurotróficas e traumáticas / Ministério da Saúde, Secretaria de Políticas de Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 
 
 
 
	
	Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de condutas para tratamento de úlceras em hanseníase e diabetes / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 2. ed., rev. e ampl. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008. 
 
 
 
	
	http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/19_06_2019_14.54.48.a094a8bd10cad8fdad4c98021e73821a.pdf