- 
                                As pneumopatias relacionadas etiológicamente à inalação de poeiras em ambientes de trabalho são genericamente designadas como pneumoconioses (do grego, conion = poeira). São excluídas dessa denominação as alterações neoplásicas, as reações de vias aéreas, como asma e a bronquite, e o enfisema. Apesar de esse conceito englobar a maior parte das alterações pulmonares envolvendo o parênquima, alguns autores apontam para o fato de que o termo pneumoconiose pode não ser adequado quando aplicado a determinadas pneumopatias mediadas por processos de hipersensibilidade atingindo o parênquima pulmonar, como as alveolites alérgicas por exposição a poeiras orgânicas e outros agentes, a doença pulmonar pelo berílio, ou a pneumopatia pelo cobalto, por exemplo.   SINAN FICHA DE INVESTIGAÇÃO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE AGRAVOS DE NOTIFICAÇÃO DOENÇA RELACIONADA AO TRABALHO PNEUMOCONIOSES   Definição de caso:   Conjunto de doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões e reação tissular à presença dessas poeiras, presentes no ambiente de trabalho. Podem abranger os seguintes grupos:   a) Pneumoconiose: causada pela inalação de poeiras contendo sílica livre cristalina.   b) Pneumoconiose dos trabalhadores do carvão: causada pela inalação de poeiras de carvão mineral.   c) Asbestose: causada pela inalação de fibras de asbesto ou amianto   d) Pneumoconiose devido a outras poeiras inorgânicas: beriliose (exposição ao berílio); siderose (exposição a fumos de óxido de ferro) e estanhose (exposição a estanho).   e) Pneumoconiose por poeiras mistas: englobam pneumocinioses com padrõe radiológicos diferentes, de opacidades regulares e irregulares, devidas à inalação de poeiras de diversos tipos de minerais, com significativo grau de contaaminação por sílica livre, porém sem apresentar o substrato anátomopatológico típico de silicose     Fontes: http://portalsinan.saude.gov.br/images/documentos/Agravos/drtpneumo/DRT_Pneumoconioses_v5.pdf                http://portalsinan.saude.gov.br/drt-pneumoconiose     Fé e Perseverança para vencer!     
- 
                                PORTARIA Nº 777, DE 28 DE ABRIL DE 2004 
- 
                                Gabarito: Certo   
- 
                                Gabarito: Certo PORTARIA MS 777 de 2004 Dispõe sobre os procedimentos técnicos para a notificação compulsória de agravos à saúde do trabalhador em rede de serviços sentinela específica, no Sistema Único de Saúde - SUS Art. 1º § 1° São agravos de notificação compulsória, para efeitos desta portaria: I - Acidente de Trabalho Fatal; II - Acidentes de Trabalho com Mutilações; III - Acidente com Exposição a Material Biológico; IV - Acidentes do Trabalho em Crianças e Adolescentes; V - Dermatoses Ocupacionais; VI - Intoxicações Exógenas (por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados); VII - Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT); VIII - Pneumoconioses; IX - Perda Auditiva Induzida por Ruído – PAIR; X - Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho; e XI - Câncer Relacionado ao Trabalho. 
- 
                                A pneumoconiose é uma doença pulmonar  ocupacional com padrao RESTRITIVO, Acausado pela inalação de POEIRAS ,FUMOS E FUMAÇA ,associa a trabalho em metalúrgicas, construtoras e minas. tipos de pneumoconiose: A silicose é a pneumoconiose mais comum siderose ,asbestose, pneumoconiose por rocha fosfática, pneumoconiose por cobalto,doença cronica pelo berilio e pneum. dos trabalhadores do carvao,pneum. por hipersensibilidade,pneumo.por metais duros, pneum.por abrasivos 
- 
                                Certo, devem ser notificadas no SINAN, principalmente porque é uma doença que está na lista de notificação compulsória.