-
É o procedimento substantivo de auditoria realizado junto a fontes independentes externas à empresa auditada, como por exemplo, clientes, fornecedores, bancos, advogados etc., cujas informações e ou resultados geralmente consubstanciam em evidência corroborativa no trabalho do auditor externo.
Fonte: https://ojpeao.blogs.sapo.mz/7486.html, acesso em 11/07/18
-
GABARITO = ERRADO
Técnica de Auditoria é o conjunto de processos e ferramentas operacionais de que se serve o controle para a obtenção de evidências, as quais devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis para conclusão dos trabalhos.
I. Indagação Escrita ou Oral – uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da unidade/entidade auditada, para a obtenção de dados e informações.
II. Análise Documental – exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos.
III. Conferência de Cálculos – revisão das memórias de cálculos ou a confirmação de valores por meio do cotejamento de elementos numéricos correlacionados, de modo a constatar a adequação dos cálculos apresentados.
IV. Confirmação Externa ou Circularização – verificação junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente. Uma das técnicas, consiste na circularização das informações com a finalidade de obter confirmações em fonte diversa da origem dos dados.
V. Exame dos Registros – verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados. A técnica pressupõe a verificação desses registros em todas as suas formas.
VI. Correlação das Informações Obtidas – cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização. Essa técnica procura a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência.
VII. Inspeção Física – exame usado para testar a efetividade dos controles, particularmente daqueles relativos à segurança de quantidades físicas ou qualidade de bens tangíveis. A evidência é coletada sobre itens tangíveis.
VIII. Observação das Atividades e Condições – verificação das atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com a finalidade de revelar erros, problemas ou deficiências que de outra forma seriam de difícil constatação. Os elementos da observação são: a) a identificação da atividade específica a ser observada; b) observação da sua execução; c) comparação do comportamento observado com os padrões; e d) avaliação e conclusão.
VIII. Corte das Operações ou “Cut-Off” – corte interruptivo das operações ou transações para apurar, de forma seccionada, a dinâmica de um procedimento. Representa a “fotografia” do momento-chave de um processo.
X. Rastreamento – investigação minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, órgãos e procedimentos interligados, visando dar segurança à opinião do responsável pela execução do trabalho sobre o fato observado.
-
GAB:E
Circularização (confirmação externa, confirmação de terceiros):
Consiste na confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade auditada.
-
Pelo que intendi a questão esta correta, de acordo com o comentarios dos colegas, porque pega informcação externa indepedente da área interna, onde está o erro?
-
Wallace, acho que você deve ter interpretado da mesma forma que eu.
A circularização é a técnica utilizada para a obtenção de declaração formal e independente de partes internas da área auditada.
INTERPRETAÇÃO DA BANCA:
A circularização é a técnica utilizada para a obtenção de declaração formal____________ de partes internas da área auditada.
Ou seja, a banca afirmou que a circularização obtém declaração de partes internas.
Contudo, quando li, pensei que podia ser uma pegadinha e que a interpretação se daria desta forma:
.
A declaração obtida pela circularização é formal e independente de partes internas. O que tornaria a afirmação CERTA.
Creio que a assertiva ficou dúbia.
-
Acredito que o erro está na péssima redação da assertiva, tendo em vista que, da forma como foi redigida, daria margem pra entender que a alternativa estaria dizendo que a declaração teria sido obtida de "partes internas" da entidade. Essa foi a única explicação que achei..
-
Acredito que a questão erra ao falar que a declaração é formal, dando a entender que é sempre do tipo formal. No meu entender essa confirmação pode se dar de forma informal, até mesmo porque a circularização pode ser de dois tipos: tipo positivo (quando há necessidade de resposta), ou do tipo negativo (quando há necessidade de resposta SOMENTE se houver discordância). Nesse último caso, na circularização do tipo negativo, não necessariamente é exigida uma declaração formal do terceiro.
-
A questão aborda um dos tipos de procedimentos de auditoria que o auditor utiliza durante a realização de seus trabalhos, qual seja, a circularização (confirmações externas ou confirmações com terceiros). Segundo a NBC TA 505, “confirmação externa é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio”.
Dessa forma, há um erro sutil – as informações são obtidas de partes externas da área auditada, ao invés de internas.
-
"Circularização (Confirmação externa): É a técnica utilizada na obtenção de declaração formal e independente de pessoas não ligadas à empresa, a fim de confirmar uma transação. A Circularização consiste em fazer com que a empresa auditada expeça cartas dirigidas para as pessoas ou empresas com as quais mantém relações de negócios , solicitando que confirmem em carta dirigida ao auditor, a situação desses negócios em determinada data."
Claúdio Zorzo
Gabarito: C
-
Errado
Circularização - realiza confirmação de terceiros de fatos alegados pela entidade fiscalizada
-
Errei na interpretação de texto
-
GABARITO: ERRADO
A confirmação externa (ou circularização) implica na obtenção de declaração formal e imparcial de pessoas independentes à empresa e que estejam habilitadas para confirmar. Consiste na obtenção, pelo auditor, de uma declaração escrita, junto a fontes externas capacitadas para tanto.
::: O erro está na afirmação "de partes internas da área auditada", uma vez que a circularização é feita com fontes externas.
Obs.: a questão realmente tem interpretação ambígua, de primeira errei pois interpretei que era independente de partes internas - como se fosse além delas.
-
Circularização: Obter de terceiros (fontes externas) ou de fonte interna independente.
Questão ambígua:
- Obtenção de declaração [formal e independente] de partes internas da área auditada. (Objetivo da banca)
- Obtenção de declaração formal e [independente de partes internas] da área auditada. (Outra possível interpretação)
O Erro:
- Obtenção de declaração formal e independente de partes internas da área auditada.
Correto:
- Obtenção de declaração formal e independente de partes externas da área auditada.