SóProvas


ID
2733898
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Durante a execução de seus trabalhos, tendo verificado não conformidades nos registros contábeis de entidade estatal, o auditor realizou entrevistas com os responsáveis da área, circularização, conciliação e revisão analítica.

Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue o item seguinte.

Na conciliação, o auditor deve realizar a retificação dos registros externos em função dos elementos disponíveis na área auditada.

Alternativas
Comentários
  • Para iniciarmos o processo de encerramento da movimentação contábil de um ano é necessário que os saldos de todas as Contas de nossa contabilidade estejam com os seus saldos corretos, ou seja, os saldos contábeis devem corresponder exatamente com os saldos reais existentes na data de encerramento.
  • A conciliação contábil consiste na comparação do saldo da conta existente na escrituração, de movimento patrimonial, com uma informação externa à contabilidade (por exemplo: extrato bancário), de maneira que se possa ter certeza quanto à exatidão do saldo em análise, em determinada data.

  • Só com esse trecho a questão já se torna inválida (o auditor deve realizar a retificação dos registros).
    O auditor não está lá para retificar nada, apenas para apurar os fatos.

  • Errado

     

    Tenho a ligeira impressão que a questão abordou sobre distorções:

     

    Lembrando, que não é do auditor externo a responsabilidade de prevenir e detectar fraudes e erros. A principal responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é dos responsáveis pela governança e sua administração.

  • Macete: Conciliação = Comparação = verificar se os dados estão de acordo.

    A conciliação consiste em verificar a COMPATIBILIDADE entre o saldo das contas sintéticas com aqueles das contas analíticas, ou ainda o confronto dos registros mantidos pela entidade com elementos recebidos de fontes externas.

  • Gab: Errado


    Acredito que o examinador quis confundir o termo retificação (= correção) com ratificação (= confirmação).

    Notem que a frase fica correta se trocarmos ''retificação'' por ''ratificação'':

    Na conciliação, o auditor deve realizar a RATIFICAÇÃO (=confirmação) dos registros externos em função dos elementos disponíveis na área auditada.


    Bons estudos.

  • Acertei a questão usando o mesmo raciocínio do Thiago

  • O objetivo do auditor é definir e executar procedimentos de auditoria que permitam ao auditor conseguir evidência de auditoria apropriada e suficiente que lhe possibilitem obter conclusões razoáveis para fundamentar a sua opinião. Dentre esses os procedimentos, destaca-se a conciliação. Segundo as Normas de Auditoria Governamental (NAG), “a conciliação põe de acordo ou combina diferentes elementos, por meio de um conjunto de procedimentos técnicos utilizados para comparar uma amostra do universo com diferentes fontes de informações, a fim de se certificar da igualdade entre ambos e, quando for o caso, identificar as causas das divergências constatadas, avaliando ainda o impacto dessas divergências nas demonstrações e relatórios do ente público. As fontes-base de confirmação podem ser de ordem interna e externa”.

     

    Dessa forma, o auditor não faz qualquer retificação de informação quando do uso do procedimento de conciliação. A atribuição de fazer retificação de registros é da própria entidade auditada em momento oportuno.

  • (ERRADO)

    Auditor só emite uma opinião razoável e um parecer.

  • Cuidado, o auditor utiliza a conciliação para obter evidências de auditoria, e não para retificar os registros da entidade. A função de retificar os registros é da própria administração da entidade, e não do auditor.

    Gabarito: ERRADO.

  • "Cuidado, o auditor utiliza a conciliação para obter evidências de auditoria, e não para retificar os registros da entidade. A função de retificar os registros, utilizando a conciliação, é da própria administração. "

  • "De acordo com a NBC TA 720, se ao ler as informações, o auditor identificar uma inconsistência relevante, ele deve analisar se as demonstrações contábeis auditadas ou as outras informações precisam ser retificadas.

    Quando for necessário retificar as outras informações e a administração se recusa a fazer essa retificação, o auditor deve comunicar esse assunto aos responsáveis pela governança; e incluir no relatório do auditor independente um parágrafo de outros assuntos descrevendo a inconsistência relevante; reter o seu relatório; ou quando legalmente permitido, o auditor deve se retirar do trabalho."

    (http://www.portaldecontabilidade.com.br/noticias/auditoria-responsabilidade-etica.htm)

    O auditor apenas analisa a necessidade e pede uma retificação.