SóProvas


ID
2733991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a equipamentos de rede e protocolo ethernet, julgue o próximo item.


O padrão fast ethernet utiliza o procedimento de autonegociação, que permite, entre duas estações conectadas, a negociação automática da velocidade e do tipo de duplex.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Essa autonegociação é feita na camada de transporte e aplicação.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Sinceramente não sei de onde o colega "perito" tirou que a autonegociação do ethernet é feita nas camadas de transporte e aplicação e comentou como sendo a explicação dessa questão(talvez tenha confundido com a negociação de chaves do ssl/tls, sei la ̄\_(ツ)_/ ̄ )....

     

    Mas o que ocorre é o seguinte: o padrão ethernet foi evoluindo: 10mbps => 100 mbps => 1 Gbps => 10 Gbps... e por aí vai.

     

    Os padrões iniciais do Ethernet basicão(10mbps) suportavam o coaxial( fino e grosso ( ͡° ͜ʖ ͡°) ) e os cabos par trançados conectados via hubs ou switches. Dessa forma, devido à possibilidade de colisões caso se usasse a conexão via hubs, tal padrão operava em half duplex.

     

    Com o advento do Fast Ethernet(100Mbps) as redes passaram a operar em cabos par trançados e abandonaram os antigos coaxiais, mas ainda operavam sobre hubs e switches, o que ainda havia possibilidade de colisões caso se usasse os hubs. Dessa forma o Fast Ethernet podia operar tanto em half-duplex(caso se usasse o hub) quanto em full-duplex(caso se usasse o switch).

     

    Daí que entra o requisito para a implementação da autonegociação:

     - Problema: Como diabos uma estação com uma placa Ethernet 10 Mbps operando em half-duplex poderia se comunicar atraves de um switch com uma estação com uma placa Fast Ethernet 100 mbps operando em full-duplex?

     - Solução: Autonegociação, que segundo o TANENBAUM(Redes de Computadores, 5a ed, Pag. 183) pode ser entendida com a seguinte estorinha

     

    "Os usuários rapidamente começaram a implantar a Fast Ethernet, mas eles não quiseram abandonar as placas Ethernet de 10 Mbps nos computadores mais antigos. Por conseguinte, praticamente todos os switches Ethernet podem lidar com uma mistura de estações de 10 Mbps e 100 Mbps. Para facilitar o upgrading, o próprio padrão oferece um mecanismo chamado autonegociação, que permite que duas estações negociem automaticamente a velocidade ideal (10 ou 100 Mbps) e o tipo de duplex (half ou full). Isso quase sempre funciona bem, mas pode casionar problemas de divergência do duplex quando uma extremidade do enlace autonegocia e a outra não, ficando definida como o modo full-duplex (Shalunov e Carlson, 2005). A maioria dos produtos Ethernet utiliza esse recurso para se configurar."

     

    Assim, a questão está correta e foi quase copiada do Tanenbaum.

     

    Lembrando que o Gigabit Ethernet ainda pode operar tanto em half quanto em full duplex e portanto também suporta a autonegociação para a velocidade e o tipo de duplex

     

    Já a a 10Gigabit Ethernet não suporta mais o half duplex(eliminou o csma/cd  \ (•◡•) /  ) mas ainda mantém suporte para a autonegociação de velocidade caso se comunique com um padrão de velocidade mais baixo.

    @pcf.nogueira

  • O comentário do RAFAEL NOGUEIRA foi uma verdadeira aulaa!!

     

    Excelente explicação!...Parabéns!!! 

  • Excelente comentário RAFAEL NOGUEIRA. Eu acho que conheço esse garoto kkkk.

    Precisamos de comentários assim!

  • O melhor comentário foi o do RAFAEL NOGUEIRA. Uma verdadeira aula sobre o assunto da questão. Parabéns!!!

  • RAFAEL NOGUEIRA com comentários que realmente agregam e contribuem para a aprovação.

    Parabéns e obrigado por compartilhar este conhecimento.

    Selva!

  • Show de bola RAFAEL NOGUEIRA.

    O QC precisa desse tipo de comentários nas questões! 

    Parabéns.

  • Para quem não entende os comentários sem o gabarito e não tem acesso a resposta.

    Gaba: CERTO

  • Ethernet - É uma tecnologia de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI. A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. (Estratégia Concursos - Prof. Victor Dalton).

     

    Quatro taxas de dados são definidas atualmente para operação sobre a fibra ótica e os cabos de par trançados:

    a) Ethernet 10BaseT - 10 Mbps;

    b) Fast Ethernet - 100 Mbps;

    c) Gigabit Ethernet - 1000 Mbps;

    d) Ethernet de 10 Gigabit - 10.000 Mbps.

     

    O Ethernet é usado atualmente para aproximadamente 85% dos computadores LAN conectados e das estações de trabalho pelo mundo. O Ethernet é a tecnologia LAN principal devido às seguintes características: Fácil de compreender, executar, controlar e manter; Permite as implementações de redes baratas; Fornece a flexibilidade topológica extensiva para a instalação da rede; Garante a interconexão e o funcionamento bem sucedidos dos Produtos em conformidade com os padrões, apesar do fabricante. (https://www.cisco.com/c/pt_br/tech/lan-switching/ethernet/index.html).

     

    Fast Ethernet e Gigabit Ethernet são dois padrões de cabos de rede disponíveis no mercado.

     

    Fast Ethernet - O padrão Fast Ethernet manteve do padrão Ethernet o endereçamento, o formato do pacote, o tamanho e o mecanismo de detecção de erro. As mudanças mais significativas em relação ao padrão Ethernet são o aumento de velocidade para 100 Mbps e o modo de transmissão que pode ser Half-Duplex ou Full-Duplex

    Para manter a compatibilidade entre os padrões, passou a existir a partir do Fast Ethernet o recurso conhecido como Autonegociação ou Autosense, que consiste no envio de um sinal pelo cabo de dados. Se o dispositivo não responder isto significa que ele opera a 10 Mbps; caso contrário, dependendo da resposta, ele pode operar a 100 Mbps ou superior. Essa facilidade é configurável na maioria dos dispositivos de redes atuais (switches, routers, bridges etc.). (https://www.projetoderedes.com.br/aulas/ugb_redes_I/ugb_redes_I_material_de_apoio_02.pdf).

     

    Autonegociação - É um protocolo da Camada Física do modelo de referência OSI, que permite que dois equipamentos de rede (Switches, Roteadores e Servidores) negociem velocidade e modo de operação (tipo de Duplex) para escolha dinâmica do melhor cenário para a comunicação de dados. A autonegociação é utilizada por dispositivos com diferentes velocidades de operação (como 10Mb e 1Gb) e diferentes modos de operação duplex (Half e Full). (http://www.comutadores.com.br/como-funciona-a-auto-negociacao/).

     

    Complemento:

    Modelo OSI - Modelo de referência OSI, tem como principal objetivo ser um modelo padrão para protocolos de comunicação entre diversos tipos de sistema, garantindo a comunicação. (https://canaltech.com.br/produtos/o-que-e-modelo-osi/).

     

     

  • Ibsen, a autonegociação é feita na camada de acesso ao meio (física/enlace), cuidado.

    Leia http://www.comutadores.com.br/como-funciona-a-auto-negociacao/

  • Gab. CERTO
    Segue o comentário do RAFAEL NOGUEIRA, explicação de grande valor/entendimento :) 

  • O procedimento de autonegociação no padrão fast ethernet, permite que duas estações negociem automaticamente a velocidade ideal: 10 ou 100 Mbps e o tipo de duplex: half ou full.

    Isso quase sempre funciona bem, mas pode ocasionar problemas de divergência do duplex quando uma extremidade do enlace autonegocia e a outra não, ficando definida como o modo full-duplex.

    Certo.

  • CERTO..

    O procedimento de autonegociação no padrão fast ethernet permite que duas estações negociem automaticamente a velocidade ideal: 10 ou 100 Mbps e o tipo de duplex: half ou full. sso quase sempre funciona bem, mas pode ocasionar problemas de divergência do duplex quando uma extremidade do enlace autonegocia e a outra não, ficando definida como o modo full-duplex.

  • até que enfim, acertei uma dessa prova...

  • Pensei que seria algum duplex especifico: full duplex ou half-duplex ;s por isso marquei errado.

  • Gabarito: Certo. 

    Um novo recurso acrescentado ao Fast Ethernet é denominado autonegociação. Ele dá às estações e aos hubs/switchs ampla gama de recursos. A autonegociação permite que dois dispositivos negociem o modo ou a taxa de dados da operação, e foi concebida particularmente para osseguintes propósitos:    

    a) Para permitir que dispositivos incompatíveis se conectem entre si. Por exemplo, um dispositivo com capacidade máxima de 10 Mbps pode se comunicar com um dispositivo de100 Mbps (que pode funcionar a uma velocidade mais baixa). 

    b) Para permitir que um dispositivo tenha várias capacidades 

    c) Para permitir que uma estação possa sondar as capacidades de um hub/switch.   

    Fonte: Comunicação de Dados e Redes de Computadores, Forouzan (2010).

    Bons estudos!

  • Gabarito certo

    Uma das diferenças do padrão Ethernet para o Fast Ethernet consiste justamente na capacidade de autonegociação entre origem e destino no modo duplex, presente no Fast Ethernet e não presente no padrão Ethernet.

  • pareceu questão de RLM kkk

  • Comentários devem ser iguais ao @PCF.NOGUEIRA citando a fonte, cuidado com os comentários que terminam "qualquer erro me avise" kkk