SóProvas


ID
2733994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a equipamentos de rede e protocolo ethernet, julgue o próximo item.


Antes de começar a construir uma spanning tree, deve-se definir a bridge que será a raiz.

Alternativas
Comentários
  • FALSO. 

    Antes de começar a construir uma spanning tree, deve-se definir a bridge que será a raiz.

     

    A banca inverteu a ordem. A bridge raiz é consequência do método empregado e não o método é consequência da root.

    Em outras palavras, DEPOIS de construida uma spanning tree ai vem a bridge raiz

     

    Sobre o Spanning Tree Protocol

    O Spanning Tree Protocol (STP) é um protocolo para equipamento de rede que permite resolver problemas de *loop em redes comutadas cuja topologia introduza anéis nas ligações.

     

    * Um loop de roteamento é uma condição em que um pacote é transmitido continuamente em uma série de roteadores, sem sequer alcançar sua rede de destino desejada.

     

    Esse foi o meu entendimento segundo informações do site da cisco: 

    https://www.cisco.com/c/pt_br/support/docs/lan-switching/spanning-tree-protocol/24062-146.html

  • Somente para complementar o comentário do colega Amóis, acredito que o erro da questão está em afirmar que "deve-se definir a bridge que será a raiz"

    A meu ver antes de construir uma spanning tree, necessitamos:

    (1º passo) conhecer a TODA a topologia da rede e através dos BPDUs conheceremos o (2º passo) caminho de menor custo e ai sim (3º passo) definir a bridge raíz.

     

  • não entendi o erro.

    exemplo: em uma rede de switchs, o switch raiz sera definido automaticamente e serão feitos os caminhos com os calculos das BPDUS.

     

     

  • Entendo que o erro da questão é que restringiu muito o "DEVE DEFINIR", na verdade caso o switch que será o root bridge não seja definido dentro do ambiente o protocolo interno do equipamento para esse determinado fim, através de troca de BPDUs fará a eleição de acordo com uma série de atributos dos switchs, como por exemplo o endereço do MAC, porém o examinador foi MUITO sacana para não dizer outra coisa pois a boa prática diz que quando estamos desenhando nossa infraestrutura de "spanning tree" para termos um melhor domínio e conhecimento do nosso ambiente, devemos eleger o root bridge e realizar as devidas configurações, mas caso não façamos, o protocolo fará a devida eleição.

  • Antes de começar a construir uma spanning tree, deve-se definir a bridge que será a raiz.

    Você conhece Tomás? Tomás do Sul!

    Foda é que pelas boas práticas devemos, sim, fazer isso. Entretanto, não é obrigatório. Questão para eliminar quem sabe trabalhar.

     

  • Na boa, não entendi a questão. Ao meu ver antes ele tem q eleger o root raiz de toda forma.

    Bpdu é a eleição - Assim q entrar um se novo na rede ele tenta se eleger como root - Nesse caso todos enviam suas bpdus para haver uma nova eleição - Depois é verificado o custo das portas por sua velocidade. 

  • Cadê os videos explicando Qconcursos?!!!!!

  • QUANTO LIXO, POUPEM-NOS.


    Spanning Tree é um conceito, que pode ser pretendido ou não em uma rede.

    Para se interligar redes diferentes o Spanning Tree, uma ponte transparente, pode ser pretendido, ainda que quase todos liguem termo ao conceito de loop de rede.

    Dito isto: Antes de interligarmos duas redes distintas AS PONTES DEVEM USAR UM PROTOCOLO ENTRE SI PARA DESCOBRIREM E CONCORDAREM SOBRE A SPANNING TREE A SER USADA. A ponte RAIZ é então é definida DEPOIS do estabelecimento da Spanning Tree.

    Antes de começar a construir uma spanning tree, deve-se definir a bridge que será a raiz. (ERRADO)

    Depois de começar a construir uma spanning tree, deve-se definir a bridge que será a raiz. (CERTO)

    fonte:http://www.dsc.ufcg.edu.br/~jacques/cursos/1998.1/ir/pontes/

  • Spanning Tree

    O Spanning Tree Protocol (STP) nada mais é que um protocolo implementado diretamente na camada 2 do modelo OSI e que tem como objetivo analisar a topologia da rede, descobrir possíveis loopings e por meio de um sistema de eleições interromper esses loopings evitando problemas. Caso o STP identifique que existem caminhos redundantes dentro da topologia da rede ele executará um processo de eleição onde destacará um deles como primário e posteriormente irá bloquear os demais, desabilitando as portas associadas ao caminho que foi bloqueado. (https://www.tiespecialistas.com.br/protocolo-stp-spanning-tree-protocol/).

     

    OBS: Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que o STP existe antes mesmo do switch de LAN, antes ele era utilizado nas bridges, então, o termo bridge nos nomes de certos termos, aqui, é tratado como sinônimo de switch.

     

    As eleições ocorrem da seguinte forma:

    1. O switch com o menor BID é eleito o switch raiz (caso a prioridade seja a mesma, a comparação ocorre entre o endereço MAC).

    2. O caminho de maior custo até o switch raiz determina qual ou quais portas serão bloqueadas até eliminar o looping.

    3. O caminho de menor custo até o switch raiz determina qual ou quais portas serão determinadas como portas raiz.

    4. Em caso de empate no custo o STP irá optar pelo caminho que passa pelo menor BID.

    5. Em caso de dois ou mais caminhos conectados a um mesmo switch a escolha se dará pela porta de menor ID.

     

    Complemento:

    BID - É um número associado à todo switch rodando o STP. Ele é formado pelas informações de prioridade do switch (o padrão de cada switch é 32768 e pode ser alterada via configuração do dispositivo) juntamente com o endereço MAC do mesmo.

     

    Elegendo um switch raiz

    Os switches elegem um switch raiz utilizando como base os BIDs e os BPDUs. O Switch Raiz é aquele que possui o menor valor número no BID. O BID se divide em duas partes, a primeira é o valor de prioridade, para um switch ser eleito, ele precisa ter a menor prioridade.

    Para o caso de empates utilizando a prioridade nos BIDs como base, o switch que possuir menor valor na parte do endereço MAC do BID é o principal. Não é necessário nenhum outro método de desempate, pois os switches utilizam na segunda parte dos BIDs os seus endereços MAC de fábrica.

    O processo de eleição começa com todos os switches como switches principais, esses enviam BPDUs (hello) com seus próprios BIDs, listando eles como o BID principal. Caso o switch receba uma saudação que lista um BID menor que o próprio, esse switch para de se promover como principal e começa a enviar essa saudação recebida. A saudação que for enviada pelo switch vai listar o BID dele como o principal.

    Ao fim da eleição, somente o switch principal continua a originar as mensagens STP de saudação BPDU, os outros switches apenas as recebem, atualizam o campo de BID de remetente e repassam as saudações para outras interfaces. (https://webpovoa.com/spanning-tree-protocol/).

     

  • Acredito que a questão está CERTA, explico:

     

    O primeiro passo do STP é definir a ROOT Bridge. Essa definição pode ser feita de forma automatica ou manual, mas DEVE ser feita sim. O fato de a definição da ROOT Bridge ser feita de forma automática ou manual não tira a necessidade de definição da ROOT.

    O STP – Spanning-Tree Protocolo, é utilizado pelos switches para evitar loops de camada 2. Basicamente o STP bloqueia caminhos redundantes, evitando assim a formação de loops. Aliás, justamente por causa deste comportamento (bloquear caminhos) que em algumas redes (data centers, por exemplo) o STP é abolido.

    Ainda é assim, ele é fundamental para o bom funcionamento de redes “convencionais”, também chamadas de campus network (tradicionalmente aquele design 3 camadas, com acesso, distribuição e core).

    Para o STP funcionar o primeiro passo é eleger um switch root, e isso é feito da seguinte forma:

    Quando os switch são ligados todos eles se consideram o root bridge. E como um político, todos passam a divulgar que são os melhores, ou no caso gerar e enviar Configuration BPDUs – Bridge Protocol Data Units a cada 2 segundos (hello timer) .

     

    Fonte: http://brainwork.com.br/2016/08/15/como-funciona-o-spanning-tree-protocol/

  • nossa, mano, não acerto uma dessa prova de redes.. nunca vi isso acontecer comigo, assunto manjado, muito estudado, li uns 3 livros já de redes, e essa prova me lascou...tudo levado ao pé da letra para dar errado, preciosismo puro, vou construir uma árvore sem saber a raiz? e a galera justificando como "antes de construir != começando a construir", será que vcs não entendem que uma afirmação bem semelhante a essa pode ser dada como certa no próximo concurso? tanto conceito para cobrar e fica manipulando português para a gente errar...

  • Antes de começar a construir uma spanning tree, deve-se definir a bridge que será a raiz.

    Bem, a questão tá errada, não há o que negar. Mas vamos tentar elucidar onde, conforme explica [1]:

    "Primeiro as bridges precisam escolher entre elas, a que será usada como raiz da spanning tree. As bridges escolhem aquela com o menor identificador para ser a raiz. Depois que mensagens suficientes tiverem sido trocadas para es-palhar a notícia, todas as bridges chegarão a um acordo sobre qual bridge é a raiz.

    Em seguida, é construída uma árvore de caminhos mais curtos a partir da raiz até cada bridge. Se houver empate, é escolhido o caminho por meio da bridge com o menor identificador.

    Ou seja, não sei se vcs notaram, mas há uma pegadinha sutil. Conforme afirma[1], o primeiro passo é a decisão de quem será a raiz, porém, a escolha em si só ocorre durante o a execução do algoritmo, lógico (e isso é definido após começar a construção da ST, e não antes, como afirma a questão).

    Resumindo: decisão é diferente de escolha efetiva. A questão se refere a uma escolha efetiva(definir) e não do processo da escolha.

    Fonte:

    [1] Redes, Tanenbaum.

  • Spanning Tree Protocol (referido com o acrónimo STP) é um protocolo para equipamentos de rede que permite resolver problemas de loop em redes comutadas cuja topologia introduza anéis nas ligações, auxiliando na melhor performance da rede.

  • Spanning Tree Protocol (referido com o acrónimo STP) é um protocolo para equipamentos de rede que permite resolver problemas de loop em redes comutadas cuja topologia introduza anéis nas ligações, auxiliando na melhor performance da rede.

  • RESUMO DE TUDO ISSO : PRIMEIRO SE DEFINE A SPANNING TREE DEPOIS A BRIDGE RAIZ

  • O que é STP (spanning tree protocol)? 

    ~>É um protocolo usado em redes de switches que permite que os dados trafeguem em broadcast sem que entrem em looping (que eles fiquem indo e voltando para o mesmo switche de origem). Por exemplo, imaginem uma rede de switches em formato de triângulo, onde cada vértice é um switche. A, B e C, no caso. Se A enviar em broadcast um quadro, B e C receberão o quadro. B enviará para C o mesmo quadro, e C enviará para A o mesmo quadro, ou seja, a rede ficaria eternamente mandando esse quadros. O STP basicamente resolve esse problema do looping. Ele basicamente desabilita um enlace (por exemplo A - C) , de forma que a rede não fique inoperante. 

  • Eu errei esta, mas a justificativa é que:

    Antes de ter a spanning tree pronta precisa saber a raiz, PORÉM , A escolha da raiz também faz parte do algoritmo.

    bem maldita esta questão rs

    Gabarito : Errado.

  • mano, voltando a essa questão hoje... errei de novo

    baita de um preciosismo sim, não adianta passar pano pra banca... em vez de cobrar conceito ou aprendizado fica fazendo joguinho com as palavras

    Partiu construir uma MST usando Kruskal (só que só dentro da função Kruskal que pode definir a raiz, tá? não pode passar como parâmetro o nó raiz não, tem que ser só depois que começar a função kruskal, porque a raiz é definida depois de começar o algoritmo, táok?)

    Nem vou colocar essa questão no resumo