-
CORRETO!
O padrão IEEE 802.1Q possui 4 bytes(baites como a cespe adora usar), que são divididos em 2 campos, cada um possuíndo 2 bytes:
O primeiro campo o TPID(tag protocol ID).
O segundo campo dividido em PCP(código de prioridade, 3 bits); CFI(Indicador Canonical, 1 bit), VID(Indentificador de VLAN, 12 bits)
-
acho tão ridiculo esse "aportuguesamento" do cespe. Só pra falar que é diferente...
-
Padrão 802.1Q VLAN do IEEE
(| TAG ID PROTOCOL 2Bytes|) (|Priority 3 Bits||Canonical Format Indicator 1 Bit||VLAN ID 12 Bits|)
-
Dá pra entender, mas eles deveriam escrever tudo de forma explícita, para evitar recursos: "O padrão IEEE 802.1Q possui, no cabeçalho da mensagem, dois campos de 2 baites cada...". Um padrão é um padrão, possui várias coisas. Se falar campo, tem que dizer de onde é esse campo.
PS. "2 baites" é ridículo mesmo, putz :/
-
O padrão IEEE 802.1Q possui dois campos de 2 baites cada: o primeiro representa o ID de protocolo da VLAN, e o segundo é dividido em 3 subcampos.
O padrão IEEE 802.1Q possui quatro campos totalizando 2 baites: o primeiro representa o ID de protocolo da VLAN, e o segundo é dividido em 3 subcampos.
-
O padrão IEEE 802.1Q possui 4 bytes(baites como a cespe adora usar), que são divididos em 2 campos, cada um possuíndo 2 bytes:
O primeiro campo o TPID(tag protocol ID) 16 bits (2 bytes).
O segundo campo dividido em PCP(código de prioridade, 3 bits); CFI(Indicador Canonical, 1 bit), VID(Indentificador de VLAN, 12 bits)
-
O formato do quadro no padrão IEEE 802.1q possui um par de campos de 2 baites a mais do que o quadro 802.3. Esses 2 baites campos são acrescidos entre os campos endereço de origem e o tipo/tamanho.
O primeiro representa o ID do protocolo da VLAN é sempre tem o valor 0x8100. Como esse número é maior do que 1500, todas as placas Ethernet o interpretam como um tipo e não como tamanho.
O segundo campo de 2 bytes contém 3 subcampos:
Prioridade (User Priority): campo de 3 bits que torna possível distinguir o tráfego em tempo real permanente do tráfego de tempo real provisório e do tráfego não relacionado ao tempo, a fim de fornecer melhor qualidade de serviço nas redes Ethernet. É necessário para voz sobre a Ethernet.
Indicador de formato canônico (Canonical Format Indicator): campo de 1 bit indica que a carga útil contém um quadro 802.5 congelado que está esperando encontrar outra LAN 802.5 no destino, enquanto é transportado por uma rede Ethernet nesse meio-tempo.
Identificador de VLAN (VLAN ID): campo de 12 bits indica a qual VLAN o quadro pertence.
Certo.
-
Como assim um padrão pode ter bits????
-
Agora, vamos examinar o formato de quadro 802.1Q. Ele está representado na Figura 4.46. A única mudança é o acréscimo de um par de campos de 2 bytes. O primeiro é o campo ID de protocolo de VLAN, que sempre tem o valor 0x8100. Como esse número é maior que 1.500, todas as placas Ethernet o interpretam como um tipo, e não como um tamanho. O que uma placa antiga faz com um quadro desse tipo é discutível, pois tais quadros não deveriam ser enviados a placas antigas.
O segundo campo de 2 bytes contém três subcampos. O principal é o Identificador de VLAN, que ocupa os 12 bits de baixa ordem.
Redes de Computadores, Tanenbaum, 5 ed. p. 218.