-
Gabarito Certo
“Microsserviços” é um trending topic. Grandes empresas estão tentando associar suas tecnologias com este conceito. Entretanto, é importante que se destaque que não é necessário usar nenhuma tecnologia em especial para criar microsserviços.
Um microsserviço é um serviço pequeno e autônomo com uma, e somente uma, responsabilidade que uma API remota expõe para o resto do sistema. (Sam Newman)
Um microsserviço poderia ser distribuído como um serviço isolado na nuvem, ou ainda em um processo dedicado no sistema operacional. Não precisamos adotar nenhuma tecnologia em especial de hospedagem para trabalhar com microsserviços.
Microsserviços podem ser distribuídos individualmente e de forma rápida. Quando mudamos um microsserviço, devemos poder distribuir apenas ele, sem necessidade de mexer com nenhuma outra parte do sistema. Se você precisa reiniciar/distribuir outros serviços quando distribui um microsserviço, então está fazendo algo errado.
Para ser autônomo verdadeiramente, um microsserviço deve usar seu próprio mecanismo de armazenamento (banco de dados).
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
suas principais características são:
Restrita – Microserviços tem um conjunto bem específico de responsabilidades. Os microserviços seguem o mantra de que cada serviço faz UMA coisa e faz realmente bem feito.
Baixo Acoplamento – Uma aplicação baseada em microserviços é uma coleção de pequenos serviços que somente interagem com outros microserviços através de interfaces bem definidas e protocolos independentes(por exemplo, HTTP e REST).
Abstrata – Microserviços gerenciam e são “donos” de suas entidades de domínio(pense em tabelas…). Entidades pertencentes a Microserviços só podem ser modificadas pelo seu serviço e por mais ninguém.
Independente – Cada microserviço pode ser compilado e implantando de forma totalmente independente. Isso significa que alterações podem ser implementadas e testadas de uma forma muito mais fácil do que em aplicações monolíticas.
Referência: http://www.cbds.com.br/blog/5-minutos-de-microservicos/
-
independentes e independentemente.
NA redundância
-
Comentário para quem não é da área de TI como EU:
Arquitetura de microsserviços: Utilizado no desenvolvimento de APP
EX: programação de um APP o qual possui 10 etapas distintas que formam um bloco.
-Microsserviços: Dividir o bloco de 10 etapas em microsserviços/procedimentos autônomos.
-Vantagem: Pode programar as 10 etapas simultaneamente e independentemente. no final junta todas as etapas.
Desenvolvimento de forma monolítica:
-Normalmente a programação de APP é realizada de forma monolítica: Parte 1>> Parte 2 >> Parte 3 >> Parte 4 >> Parte 5>>.........Parte 10.
-Desenvolvimento em forma de bloco, ou seja, todo mundo trabalhando em 1 arquivo.
Desenvolvimento com microsserviços: "trabalho de escola" - Cada um faz a sua parte e junta tudo no final.
-As 10 etapas são quebradas em microsserviços e podem ser desenvolvidas de forma independente: Parte 1 + Parte 2 +Parte 3
-No final cada segmento será unido e formará um todo.
Fonte:
https://www.redhat.com/pt-br/topics/microservices / Youtube