SóProvas


ID
2734090
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca das boas práticas de segurança da informação, julgue o item subsequente.


Os administradores de rede fazem uso do firewall statefull para filtrar pacotes baseados em endereços de IP, protocolos, portas e estado das conexões.

Alternativas
Comentários
  • Gabrito Certo

     Ele identifica o protocolo dos pacotes transitados e faz uma espécie de comparação entre o que está acontecendo e o que é esperado para acontecer, prevendo respostas legítimas. Para isso, firewalls de inspeção analisam todo o tráfego de dados para encontrar estados, isto é, alguns padrões aceitáveis por suas regras e que, a princípio, devem continuar sendo usados para manter a comunicação. Estas informações são então mantidas pelo firewall e usadas como parâmetro para o tráfego subsequente, para evitar pacotes ilegítimos.

     https://www.gta.ufrj.br/grad/13_1/firewall/classificacao.html

  • Gabarito Certo

    Na computação, um Stateful firewall é um firewall de rede que rastreia o estado operacional e as características das conexões de rede que o atravessam. O firewall está configurado para distinguir pacotes legítimos para diferentes tipos de conexões. Somente os pacotes que combinam a conexão ativa conhecida podem passar pelo firewall. A inspeção dos estados dos pacotes (SPI), também referida como filtragem de pacotes dinâmicos, é uma característica de segurança que muitas vezes é incluída nas redes de empresas.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Também conhecidos como filtro de pacotes dinâmicos ou Statefull.
    Esse tipo de firewall não se restringe à análise dos cabeçalhos


    É criada e utilizada uma tabela auxiliar conhecida como
    tabela de estados. Essa tabela armazena os estados de todas as
    conexões que foram estabelecidas e passam pelo firewall.


    Nesse sentido, é considerado dinâmico pois uma vez que seja aberto e
    permitido o primeiro fluxo de informação pelo firewall, ele é inteligente o
    suficiente para identificar as mensagens posteriores que pertencem ao
    mesmo fluxo, ou seja, à mesma conexão. Assim, ele abre e fecha as
    portas que forem necessárias conforme evolução da comunicação.
    I

  • Certo

    Stateful Firewall, que é considerado por alguns especialistas uma evolução dos filtros dinâmicos. Ele identifica o protocolo dos pacotes transitados e faz uma espécie de comparação entre o que está acontecendo e o que é esperado para acontecer, prevendo respostas legítimas

     

  • Filtragem de pacotes

     

    Toda comunicação em uma rede de computadores é segmentada em pequenos pacotes de acordo com a unidade máxima de transferência entre as redes (MTU), geralmente de 1500 bytes. Em cada uma das camadas, existem informações de cabeçalho – úteis ao processamento – além da parte de dados (payload), onde a informação é, de fato, transportada.

    A filtragem de pacotes nada mais é do que um mecanismo capaz de analisar os cabeçalhos em determinadas camadas da suíte TCP/IP e, com base em um padrão de regras pré-estabelecido, encaminhar o pacote para o próximo passo ou desconsiderá-lo.

     

     

    Filtragem stateless ou sem estado

     

    A filtragem sem estado oferece um recurso de avaliação de pacotes de maneira independente, onde não há conhecimento sobre a conexão. Isso quer dizer que cada pacote que passa pelo firewall, independente de ser uma nova conexão ou já existente, é avaliado pelas regras estabelecidas pelo administrador.

    É comum nestas arquiteturas criar uma regra para cada direção de tráfego, prevendo tanto a saída (envio) de um pacote, quanto a entrada (recebimento) – o que ocorre comumente em interfaces de redes diferentes. Como não há conhecimento das conexões, não é possível prever o retorno da conexão.

    Os ambientes que possuem esse mecanismo de filtragem têm a tendência comum de ter um número maior de regras, por causa da necessidade de sempre se prever os dois sentidos de uma comunicação (entrada e saída).

     

     

    Firewall stateful ou com estado

     

    Os firewalls stateful foram concebidos posteriormente, a fim de solucionar aspectos de segurança que surgiram com a primeira geração, como por exemplo o caso de forjar (spoof) informações de conexão.

    A importância fundamental foi de orientar a filtragem para conexão e permitir que o mecanismo de filtragem passasse a conhecer as conexões. Com base nisso, legitimaria um pacote ou não. Esse recurso auxiliar ficou conhecido como tabela de conexões ou tabela de estados.

    Com a tabela de estados, todo início de conexão é devidamente registrado (um novo estado é criado). Quando o pacote retorna, antes de iniciar o processo de avaliação das regras de acesso, o firewall stateful verifica a tabela de estados, valida se há alguma conexão associada e, caso afirmativo, aceita a conexão, sem processar as regras. Do contrário, descarta o pacote.

    A segurança do ambiente é incrementada consideravelmente com a utilização de firewall stateful, tendo em vista que há rastreabilidade de parâmetros utilizados para validar uma conexão ativa na estrutura. O nível e complexidade do tracking depende do fabricante. Alguns utilizam somente parâmetros de endereços e portas de origem e destino, enquanto outros utilizam número de sequência e reconhecimento, tamanho de janela etc (no caso do protocolo TCP).

  • comentario p concurseiro que só quer passar na prova e xau:

    (ou firewall de estado)

    é um dos mais bolados pq ele analisa tudao (porta, pacote, endereço IP, protocolos,...) e em seções!! pega tudo!!

  • Questão absolutamente certa.

    Nos firewalls stateful, quando o pacote retorna, antes de iniciar o processo de avaliação das regras de acesso, o firewall stateful verifica a tabela de estados, valida se há alguma conexão associada e, caso afirmativo, aceita a conexão, sem processar as regras. Do contrário, descarta o pacote.

    A segurança tbm é incrementada consideravelmente com a utilização de firewall stateful, tendo em vista que há rastreabilidade de parâmetros utilizados para validar uma conexão ativa na estrutura. Há várias formas de tracking, como endereços e portas de origem e destino, número de sequência e reconhecimento, tamanho de janela etc.

  • Firewall steteless (MODO SEM REGISTRO/SEM ESTADO)

    Não guarda registros do estado (endereço IP) da conexão, não sendo possível a comparação com registros anteriores.

    Maior velocidade

    Firewall stetefull (MODO COM REGISTRO/COM ESTADO)

    Guarda registros do estado (endereço IP) da conexão, fazendo a comparação com registros anteriores.

    Maior segurança

    Proxy

    Muito usado em empresas, restringe o acesso a determinados sites, preestabelecidos.

  • ESTATEFULL PEGA TUDO! VLW, FLWS!

  • (pequei de um colega do aqui do QC)

    EXISTEM 3 tipos de FIREWALL

    Firewall de PACOTE - Analisa os pacotes (frames) da informação - Correlaciona apenas à porta lógica do padrão TCP não sendo capaz de fazer uma análise completa da informação.

    Firewall de ESTADO (statefull) - Alem dos frames analise o estado (contexto) da informação e é mais eficiente na segurança da informação que o anterior.

    Firewall de aplicação - Analisa os dados na camada de aplicação do padrão TCP - É a nalise mais profunda da informação, como os protocolos HTTP, FTP, HTTPS SMTP, POP, IMAP etc. É por exemplo o firewall usado pelo governo da china para o controle dos acessos na www.

  • Filtro de pacote (Statelees)

    - Filtragem de pacote baseada nas informações dos cabeçalhos das camadas de rede e transporte

     - Endereço de origem/destino

     - Porta de origem/destino

     - Direção das conexões

    Vantagens: desempenho

    Filtro de pacotes baseado em estados (Statefull)

     -Filtro de pacote dinâmico

     - Filtram baseados em dois elementos

     * Informações dos cabeçalho de pacotes (rede e transporte)

    *tabela de estados de todas as conexões

  • GABARITO: CERTO

    Acerca das boas práticas de segurança da informação, julgue o item subsequente.

    Os administradores de rede fazem uso do firewall statefull para filtrar pacotes baseados em endereços de IP, protocolos, portas e estado das conexões.

    • "filtrar pacotes baseados em endereços de IP, protocolos, portas..." -> Firewall de Pacote (1ªGeração).

    • "filtrar pacotes baseados em endereços de IP, protocolos, portas e estado das conexões." -> Firewall Stateful (2ªGeração). - CORRETA
  • Firewall statefull é conhecido como dinâmico e é baseado em Informações dos cabeçalhos de pacotes camadas de Rede e Transporte E em estado das conexões. (Prof. Jósis Alves - Gran)

    • STATEFULL

    Endereços de IP

    Protocolos

    Portas

    Estado das conexões

    • STATELESS

    Endereços de IP

    Protocolos

    Portas

  • ''Statefull'' ta escrito errado mas ok

  • Principais firewalls

    De acordo com João Antonio de Carvalho:

    ~> Filtro de pacotes: atuam apenas na camada 3 (camada de rede), analisando e filtrando pacotes do protocolo IP de acordo com informações específicas contidas em seus cabeçalhos. Então, um filtro de pacotes consegue filtrar o tráfego com base em: a. Endereços IP de origem e destino. b. Porta (do protocolo) TCP ou UDP.

    ~> Firewall de estado: são bem mais elaborados que os filtros de pacote porque trabalham na camada de transporte (analisando o tráfego TCP) e são capazes de detectar falhas não somente no nível dos pacotes (camada de redes), mas no nível das conexões TCP.

    ~> Firewall de aplicação: são filtros muito mais eficazes que os anteriores porque trabalham na camada de aplicação, analisando regras mais complexas que seus irmãos anteriores.

  • Statefull? Esse ai eu não estudei, eu estudei o Stateful. Maaaaas, segue o jogo.

  • Firewall statefull (com estado)

    • Filtra cabeçalhos dos pacotes IP e TCP

    E

    • Verifica o estado de conexão

  • Firewall Stateles: 1° geração, filtro de pacotes, não possui estado de sessão.

    Firewall Stateful: 2° geração, filtro de sessão, analisa uma sessão com a passagem dos pacotes.

  • ✘✘✘ Filtros de estado de sessão filtram dados por meio do endereço lógico, protocolo, porta e estado das conexões. ✘✘✘

  • Parece minha mulher... Controla tudo!

    Firewall StateFul = controla (IP, protocolos, portas e estado das conexões.)