SóProvas


ID
2735113
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O processo init é o primeiro programa executado pelo Kernel de qualquer sistema operacional Linux/Unix na sua inicialização. Em relação ao processo init, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO da questão LETRA D;

    Os principais métodos do init para o Linux são 3, System V init (SysVinit), Systemd e Upstart. Sendo o mais novo e de inicialização mais rápida é o UPSTART

    Entretanto existem diversos métodos e cada distribuição definirá qual será o seu, mas acredito que o examinador não quis entrar nesse mérito e sim testar o conhecimento do candidato sobre qual é a versão mais nova e mais 'rápida'

  • SysVinit:

      -Sequencial

      -Configuração em arquivo único (/etc/inittab)

     

    Upstart:

      -Versão moderna do init

      - Tarefas em paralelo

      - Inicialização rápida

      - Supervisiona tarefas

      - Configuração em vários arquivo no diretório: /etc/event.d

     

     

    @papirobizurado

  • só eu nunca tinha ouvido falar em System V e Upstart? onde vocês leram isso? não vi isso no FOCA nem naquele livro Administração de SIstemas Linux 

  • O que está errado na a?

  • Glauber, não tem nada de errado na letra A, o que a questão pede é a alternativa errada.. que no caso é a letra D;

  • Vamos aos comentários.

    LILO e GRUP: São os programas de carga de sistema operacional mais comuns no Linux, pois permitem selecionar qual partição será utilizada para carga sdo sistema operacional, possibiliatando assim a escolha, ou múltplos sistemas operacionais, ou mesmo versões diferentes do kernel do Linux, ou configurações dos discos.

    Fonte: Rubem E. Ferreira (2008) pg. 143

    Existem duas versões do init para o Linux: SysVint e Upstart. SysVint é o mais antigo e ainda é utilizado pela maioria das distribuições, Upstart é mais novo de inicialiação mais rápida que o SysVint.

    Fonte: Rubem E. Ferreira (2008) - Guia do Administrador do Sistema. pg. 144

    Só para somar o conhecimento.

    Há três implementações do init nas distribuições Linux:

    1) SystemVinit - É um init tradicional, as distribuições Red Hat Enterprise e várias outras distribuições utilizam essa versão.

    2) Systemd - É o padrão emergent para o init. Muitas distribuições passaram a usar essa implementação, e a maior das que ainda não o fizeram planejam usá-lo.

    3) Upstart - É o init em instalações Ubuntu. É uma versão de implementação do init que é racionário. Ele recebe eventos e, de acordo com eles, executa jobs que, por sua vez, podem gerar mais eventos, fazendo com que essa versão execute mais jobs e assim por diante.

    Fonte: Brian Ward - Como o Linux Funciona (2015). CAPITULO 06: Como o espaço do usuário funcional. pg. 149 - 192.

    #SóNinja

    #CursoAdonai