SóProvas


ID
2736070
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Espera-se dos jornalistas uma série de condutas éticas, porquanto devem obedecer a um conjunto de deveres que regulamentam a prática da profissão. Por isso, Barbeiro (2013) defende que:

Alternativas
Comentários
  • Pessoas envolvidas em atividades ilícitas não têm direito à privacidade em assuntos relacionados a essa ocupação.

    O jornalista é um espectador da cena na qual se produzem os acontecimentos e, portanto, está distanciado dos fatos e das histórias sem prejuízo da observação pessoal. Na realidade, a vedete é a notícia, não o jornalista.

    Nas viagens feitas à custa de empresas privadas ou do governo, o jornalista deve informar ao público oralmente, ou no gerador de caracteres, que a reportagem foi feita a convite de determinada pessoa ou instituição.

    Assessores de imprensa não praticam jornalismo, ainda que tenham título, pois estão apenas comprometidos com a empresa para a qual trabalham, não com a opinião pública. Assim, não é possível ser isento quando o objetivo é divulgar somente fatos favoráveis à imagem de pessoas e instituições privadas ou públicas, ou amenizar os danos provocados por denúncia comprovada.

    O jornalista não agradece o recebimento de convites no ar nem diz que foi convidado para isso ou aquilo. Agradecimentos só em casos excepcionais, em nome do interesse público. A divulgação de nomes de empresas, instituições e pessoas só deve ser feita se estiverem ligados à reportagem e, nessas questões, que não têm regras rígidas, deve-se sobrepor o critério jornalístico e também o bom-senso.