SóProvas


ID
2736571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.


Para a teoria hipodérmica, os indivíduos reagem coletivamente às sugestões dos meios de comunicação de massa.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito desta questão esteja errado, pois, a teoria hipodérmica pressupõe a massa receptora completamente homogênea.

  • Reagir indistintamente não é sinônimo de coletivamente. Reagir coletivamente seria reagir ao mesmo tempo, mas nem a mensagem chega a cada receptor ao mesmo tempo.

     

    → Teoria hipodérmica ou da bala mágica

    * mensagem disseminada indistintamente

    * indivíduo não apresenta resistência

  • Aspectos centrais da teoria hipodérmica:

     

    ·  A palavra-chave para esta teoria é " Manipulação da massa"

    ·  Todo membro do público de massa é pessoal e diretamente "atacado" pela mensagem.

    ·  Se uma pessoa é apanhada pela propaganda, pode ser controlada, manipulada, levada a agir.

    ·  A massa engloba indivíduos isolados, anônimos, separados e atomizados. Isso os faz indefesos e passivos diante da comunicação. As pessoas são altamente influenciadas (do contrário do senso comum, os meios de comunicação não manipulam, mas sim influenciam os membros da sociedade em que atuam).

    GABARITO: ERRADO

  • Indivíduos estão isolados.

  • Cada um é atingido individualmente por algo semelhante a uma "AGULHA", ou um "TIRO" (teoria da agulha hipodérmica, teoria da bala mágica).

  • Escreve Luis Sá Martino, em Teoria da Comunicação, p. 189:

    O princípio dessa teoria é a de que os meios de comunicação têm um efeito imediato e poderoso no público, modificando comportamentos, alterando atitudes e interferindo diretamente na mente das pessoas.

     

    Carlos Alberto Araújo escreve, em Teorias da Comunicação, p. 126:

    (...) Por fim, os efeitos eram entendidos como sndo diretos, isto é, se dão sem a interferência de outros fatores. Daí a concepção de que os meios agiam sobre a sociedade à maneira de uma "agulha hipodérmica".

  • Pensei exatamente como  o Tiago.

  • Eu entendi que o indivíduo não tem reação diante da mensagem que recebe dos meios de comunicação de massa porque é altamente influenciado por ela. "Todo cidadão é parte da massa e diretamente atacado pela mensagem". Por isso o gabarito está errado.


    Eu entendi a questão depois que errei.

  • A chave está na palavra 'coletivamente'. Basta pensar nos atuais 'coletivos'. Em comunicação e ações sociais 'pensantes' usa-se muito essa palavra. E nos 'coletivos', apesar de ter um grupo de pessoas, cada um tem sua personalidade, seu posicionamento, são indivíduos. Na Teoria Hipodérmica, a população reage como 'massa'.

  • Segundo a Teoria Hipodermica: " Cada indivíduo é um átomo isolado que reage isoladamente às ordens e às sugestões dos meios de comunicação de massa".

  • Gostei muito dos comentários dos colegas. Sempre ajuda muito...

    Mas tô ruim em Raciocínio Lógico: Nas estatísticas, 06 pessoas responderam a alternativa "A" numa questão de C/E...

  • Um individuo (de forma particular) ao receber um estímulo, o compartilha de forma indiscriminada, com todos. Ou seja, não tem a ver necessariamente com coletivo.

  • A Teoria Hipodérmica, também conhecida como Teoria da Bala Mágica, surgiu no início do século XX com forte influência das premissas behavioristas. Baseada no conceito de estímulo e resposta, o indivíduo, ao receber uma mensagem, aceitaria tal estímulo sem resistência, ocasionando uma resposta positiva e de acordo com os interesses do emissor.

    Segundo essa linha de estudo, o receptor recebe as informações provenientes da comunicação de massa, mas atua como ser atomizado e único, de modo passivo, condicionado e isolado de suas referências sociais.

    Com base nessa explicação, concluímos que a afirmação está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

     

    Fonte:

    - Oliveira, Ivan Carlo Andrade de. Teorias da Comunicação: Correntes de Pensamento e Metodologia de Ensino. Teoria Hipodérmica. Intercom. 2014.