SóProvas


ID
2736574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de comunicação pública e das teorias da comunicação, julgue o item a seguir.


A hipótese da agenda-setting sustenta que a mídia tenta persuadir a opinião do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • errada

    Hipótese do Agendamento ou Agenda-setting, é uma teoria que afirma que a mídia determina a pauta, ou seja, aquilo que as pessoas irão discutir e opinar ao destacar determinados temas e preterir, ofuscar ou ignorar outros tantos.

     

    Teoria Espiral do silêncio

    Segundo Noelle-Neuman “O resultado é um processo em espiral que incita os indivíduos a perceber as mudanças de opinião e a segui-las até que uma opinião se estabelece como atitude prevalecente, enquanto as outras opiniões são rejeitadas ou evitadas por todos, à exceção dos duros de espírito”

  • A teoria que fala sobre tal domínio é a teoria da persuasão.
    A agenda setting apenas lança os assuntos para que as pessoas selecionem na AGENDA delas o que irão discutir.

  • Ensina Luís Mauro Sá Martino, na p. 207, do livro Teoria da Comunicação:

    A ideia do Agenda-Setting, "definição" da agenda", diz que os meios de comunicação determinam os assuntos discutidos pelas pessoas. (...) prevê que os temas da agenda da mídia definem a agenda pública, isto é, passarão a ser discutidos pelas pessoas uma vez pautados pela mídia.

  • Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos pra induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. É o emprego de argumentos, legítimos ou não, com o propósito de conseguir que outro(s) indivíduo(s) adote(m) certa(s) linha(s) de conduta, teoria(s) ou crença(s). Segundo Aristóteles, a retórica é a arte de descobrir, em cada caso particular, os meios disponíveis de persuasão.

  • HIPÓTESE DO AGENDAMENTO OU AGENDA SETTING PRESSUPÕE O QUE SERÁ FALADADO, DISCUTIDO E NAO NECESSARIAMENTE ESSE ASSUNTO TERÁ O CARÁTER PERSUASIVO.