SóProvas


ID
2736733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca das novas tecnologias da comunicação, julgue o item subsequente.


A classificação de um portal se dá conforme o perfil de seus usuários: um portal vertical é aquele acessado por um público heterogêneo, com interesses variados (comunidades verticais); um portal horizontal é aquele que atrai pessoas especializadas em dado tema (comunidades horizontais).

Alternativas
Comentários
  • errada, heterogêneo, não.

  • A questão basicamente inverteu as definições: comunicação vertical (público específico); comunicação horizontal (amplitude de público).

  • Questão ERRADA

     

    Portal vertical: é um site (portal) dedicado a um assunto específico. Exemplo: www.portaldoexportador.gov.br (somente informações relacionadas a exportadores, exportação, etc). 

    Portal horizontal: é um site (portal) dedicado a vários assuntos. Exemplos: www.msn.com.br, www.uol.com.br, www.terra.com.br. Todos os portais do exemplo trazem informações sobre esportes, culinária, previsão do tempo, astrologia, bate-papo, entrevistas, vídeos, música, etc..

  • No meu tempo, vertical era em pé e horizontal, deitado. Só para descontrair.

  • Qual é a fonte dessa questão? Alguém saberia dizer? O livro Jornalismo Online da Pollyana tem essa informação?

  • Portal é uma página na internet em que são apresentados serviços (como e-mails, bate-papo e previsão do tempo, por exemplo) e/ou conteúdos (como notícias e artigos, por exemplo) e que auxiliam os usuários a construir seu caminho pela internet. Podem ter objetivos comerciais (como o portal do globo.com) e/ou institucional (como o portal da Petrobrás – https://petrobras.com.br/pt/). Por meio de hiperlinks, possibilitam que os usuários sejam direcionados para páginas internas ou externas. Os portais podem ser divididos em duas categorias: horizontais e verticais.

    Os portais horizontais são os grandes portais comerciais, que oferecem uma variedade de serviços e notícias de forma gratuita para atrair o grande público. Segundo Teixeira (2002), esses portais, que são sustentados pela publicidade, buscam impactar e fidelizar uma audiência de mídia de massa, com alto tráfego de usuários e pouca segmentação, a fim de mantê-los navegando no site o maior tempo possível.

    Os portais verticais, por outro lado, são aqueles em que conteúdos especializados são direcionados para um público-alvo homogêneo e definido e cujos principais objetivos são garantir que o usuário tenha uma navegação objetiva e encontre a informação que procura prontamente. Para Teixeira (2002), os mecanismos de busca interna, chats, comunidades virtuais e enquetes, por exemplo, possibilitam uma relação interativa entre os indivíduos e as organizações, e a criação e manutenção de redes de colaboração e aprendizagem mútua.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada. Um portal horizontal é aquele que atrai pessoas heterogêneas, com interesses diversos.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Teixeira, Pollyana. “Usabilidade e Exercício do Jornalismo dentro do formato Portal no Brasil". dissertação de mestrado. São Paulo: ECA – USP, 2002. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/teixeira-pollyana-exercicio-do-jornalismo.pdf. Acesso: Junho de 2021.