SóProvas


ID
2737486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

    Durante a execução da estrutura em concreto de um edifício, o engenheiro fiscal responsável pela fiscalização da obra determinou que o ensaio de abatimento fosse realizado no início de cada etapa de lançamento da massa, que as armaduras de aço estivessem limpas e isentas de graxa ou óleo e que fosse aplicado um agente químico de cura.


A respeito dos cuidados apresentados pelo engenheiro fiscal, julgue o próximo item.

O agente químico de cura deve ser aplicado no concreto durante o seu preparo, para que haja uma distribuição homogênea do produto em toda a massa.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    cura química é a aplicação de produto, por aspersão, na superfície do concreto. A substância, que tem a função de impedir a evaporação da água, por tanto é APÓS a pega.

  • Cura química

    Já na cura química aplica-se uma película sobre a superfície do concreto fresco (em até 12 horas do lançamento) com objetivo de impedir a evaporação da água. Essa película tem como material constituinte parafinas, ceras ou resinas acrílicas.

  •  

    A cura química é aplicada diretamente sobre a superfície de concreto fresco (até 12 horas do lançamento), retarda a perda de água acentuada do concreto fresco até o endurecimento, proporcionando uma melhora na hidratação do cimento, aumentando a resistência superficial do concreto e evitando as fissuras por retração plástica, além de formar uma leve película sobre a área aplicada, protegendo a superfície de sujeiras durante a execução e endurecimento do concreto.

  • Gabarito : Errado

    Os métodos de cura mais usuais são aspersão ou borrifamento de água, revestimentos saturados (sacos de aniagem ou papel), cobrimento com areia ou serragem molhadas, películas químicas de cura ou, ainda, processos térmicos com vapor da água ou outro tipo de aquecimento. A mais comum e mais utilizada é a aspersão de água, pela simplicidade, mas também é mais sujeita a problemas. As horas iniciais são as mais importantes para evitar as fissuras e no caso de molhagem por aspersão, a continuidade é essencial para se fazer uma boa cura. O problema mais freqüente nas obras é a cura ser iniciada no dia seguinte ao da concretagem ou o concreto ser molhado apenas uma vez ao dia.

    http://www.cimentoitambe.com.br/proteja-seu-concreto-3/

     

     

    "Não pare até se Orgulhar."

  • agente quimico de cura, aplicado durante a cura 

    oras

  • deve se iniciar o processo de cura após a concretagem

  • A etapa de cura visa à proteção do concreto durante o endurecimento na medida em que se evita a perda de água, o que favorece a química do concreto mantendo as reações de hidratação. 

    Um tipo de cura é a cura química que é empregada em grandes concretagens, como é o caso das barragens, com a aplicação de parafina ou resina. O agente deve ser aplicado sempre após a concretagem, em até 12 horas, e não durante o preparo da massa de concreto como é dito na questão.

    Perceba que a aplicação durante o preparo não pode ser feita, já que o agente químico não faz parte da constituição do concreto e pode alterar a sua qualidade. Além disso, aplicado dessa forma, ele não funcionará como agente de cura.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Pessoal. lembrando que agente de cura, não é algo relacionado ao aditivo de pega por exemplo, este é adicionado antes do amassamento, aquele depois. A água por exemplo, pode ser considerado um agente de cura.

  • Cura química ou pintura química é aplicada por meio de aspersor é bastante usado em grande áreas e em estrutura verticais como pilares após a desforma.