SóProvas


ID
2737846
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um dos itens mais importantes é a autenticidade, na qual o transmissor confirma sua identidade para o receptor, assinando digitalmente o documento que vai ser transmitido. A respeito da assinatura digital, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CRIPTOGRAFIA:

    Chave pública: cifra

    Chave privada: Decifra

    Dono: destinatário

     

    ASSINATURA DIGITAL:

    Chave privada: Assina

    Chave pública: Confere a assinatura

    Dono: Remetente

     

    Fonte: comentário de usuário aqui do QC.

  • Um dos itens mais importantes é a autenticidade, na qual o transmissor confirma sua identidade para o receptor, assinando digitalmente o documento que vai ser transmitido.

    Para se confeccionar uma assinatura digital, é necessário executar um algoritmo de hash sobre a mensagem e, após isso, criptografar o resumo obtido com a chave privada.

  • O processo de assinatura digital é iniciado com a geração de um resumo hash do arquivo a ser assinado. O resumo e uma chave privada são passados como entradas para um algoritmo criptográfico assimétrico, obtendo assim a um artefato correspondente à assiatura digital que é inserida no respectivo documento. Após esses processos, o arquivo é enviado por um meio digital ao seu destino. No destino é utilizado um algoritmo de descriptografia com a chave pública na assinatura digital; comisso é extraído o resumo hash original. Ainda no destino, outro resumo do arquivo sem a assinatura digital é calculado; depois disso, ambos os resumos são comparados, caso sejam iguais, o arquivo será declarado original. BONS ESTUDOS.

  • Pessoal, alguém poderia verificar se criptografia e assinatura digital consta no conteúdo programático desta prova.

    Não faz sentido pra mim.

    Segue o link com o conteúdo programático deste edital: http://www.institutoaocp.org.br/concursos/arquivos/anexoii_edital_abertura_joaopessoa.pdf?

    Obrigado.

  • Garantia de autenticidade utilizada na assinatura digital: Assina com a chave privada e valida com a chave pública. PROCESSO DE CHAVES INVERTIDAS

  • Se a chave pública confere assinatura e a privada assina, não seria a letra E?

  • A chave pública do destinatário encriptografa a mensagem enviada pelo remetente, dessa forma apenas o destinatário pode decifrar essa mensagem usando a chave privada. Antes de encaminhar a msg o remetente assina com sua chave privada, assim essa assinatura é conferida pela sua chave pública.

  • As ferramentas do Princípio da Autenticidade são:

     

    -Biometria: A Biometria é uma ferramenta que verifica algumas características físicas da pessoa para certificar que aquela característica identifica a pessoa unicamente. A Biometria é muito utilizada nos bancos.

     

    -Assinatura Digital: A assinatura digital identifica unicamente o autor da informação, garantindo a autenticidade.

     

    -Certificados Digitais: Os certificados Digitais garantem a autenticidade da autoria dos sites. Ex.: Quando um usuário acessa um site de comércio eletrônico, geralmente há um cadeado no canto da tela, que mostra o certificado digital do site, afirmando que aquele site de fato pertence àquela empresa.

     

    Letra:A

    Bons Estudos ;)

     

  • Uma função hash é um algoritmo que mapeia dados de comprimento variável para dados de comprimento fixo. Os valores retornados por uma função hash são chamados valores hash, códigoshash, somas hash (hash sums), checksums ou simplesmente hashes.

  • Exemplo pratico de autenticidade:

    Se Zezinho quer enviar uma mensagem para Marieta ele vai utilizar da chave publica dela e ela ao receber a mensagem vai se utilizar da sua chave privada para te acesso a mesma.

    Basta lembrar do banco quando uma pessoa faz um deposito para outra se utiliza da agencia e conta que seria em nosso exemplo chave publica e a outra pessoa que recebeu o deposito ao saca-lo terá que se utilizar da sua senha que seria a chave privada.

  • Chave pública é usada para a encriptação, e a privada  DECIFRA, =Criptografia de Chave assimétrica.

    Chave privada é usada para a encriptação, e a pública  DECIFRA, = Assinatura Digital.

  • Para conferir ao conteúdo enviado autenticidade = usa a chave privada do remetente e qualquer pessoa que tiver acesso a chave pública do remetente poderá conferir a autenticidade.

    Para conferir ao conteúdo enviado confidencialidade = usa a chave pública do destinatário e somente o destinatário possui a chave privada para descriptografar o conteúdo. Garantindo confidencialidade.

  • O método criptográfico normalmente utilizado para gerar assinaturas digitais que, quando aplicado sobre uma informação, independentemente do tamanho que ela tenha, gera um resultado único e de tamanho fixo é chamado de: HASH.

    GAB.: A

    FONTE: Estratégia Concursos

  • O Certificado digital é usado por empresas (e seus softwares de acesso, para transações seguras). A Assinatura digital é usada por pessoas (em seus softwares, como Office).

    A assinatura digital é um método de segurança da informação que é usado para proteger uma informação, garantindo a sua autenticidade.

    A assinatura digital realiza a cifração do arquivo, mas o resumo criptográfico (hash) será separadamente codificado.



    Fonte: cedido pelo professor. Criptografia.

    1. O documento original, elaborado pelo usuário, será criptografado para ser enviado.

    2. Uma função Hash cria o valor do Hash (uma autenticação) para o documento. A chave privada do remetente será usada para esta criptografia.

    3. A chave privada do remetente e a chave pública do destinatário (por ser pública, é conhecida pelo remetente da mensagem) são usadas para proteger o documento.

    4. A mensagem é enviada, com o documento criptografado.

    5. Ao receber a mensagem, o destinatário usa a sua chave privada e a chave pública do remetente, para descriptografar a mensagem.

    6. A chave pública do remetente é usada para desconstruir o valor do Hash.

    7. Validação - o valor do hash obtido na desconstrução é comparado com o valor do hash recebido com a mensagem. Se forem iguais, o documento está íntegro e é autêntico. Se forem diferentes, o documento foi violado e pode ter sido falsificado.

    Uma assinatura digital ajuda a estabelecer a autenticidade, a integridade e o não repúdio. As assinaturas digitais têm propriedades específicas que permitem a autenticação de entidade e a integridade de dados.

    • A assinatura é autêntica - não pode ser falsificada e fornece a comprovação de que tão somente o signatário assinou o documento.

    • A assinatura não pode ser alterada - após assinar um documento, ele não pode ser alterado.

    • A assinatura não pode ser reutilizada - ela faz parte do documento e não pode ser transferida para um documento diferente.

    • A assinatura não pode ser repudiada - para fins jurídicos, a assinatura e o documento são considerados objetos físicos. Os signatários não podem alegar posteriormente que não assinaram.

    O erro da letra B é: para confeccionar uma assinatura digital, além da função Hash serão necessárias a chave privada do remetente e a chave pública do destinatário (itens 2 e 3 na imagem).

    O erro da letra C é: para confeccionar uma assinatura digital serão usadas duas chaves, logo é uma criptografia assimétrica. A criptografia simétrica usa apenas uma chave, apenas a chave pública (item 3 na imagem).

    O erro da letra D é: a criptografia do valor de hash é realizada com a chave privada do remetente (item 2 na imagem).


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Questão para enfermeiro, já te enfrentei AOCP e venci, você é maldosa, agora vem VUNESP e FEPESE.